Dados do Ministério de Justiça e Segurança Pública apontaram que mesmo havendo uma redução na quantidade de feminicídios em Mato Grosso, o estado continua com uma das taxas de mortes de mulheres mais elevadas do Brasil.
Leia também
Juiz torna réu pedreiro que estuprou e matou mãe e três filhas em Sorriso
Somente no ano passado, Mato Grosso registrou 46 feminicídios, sendo uma a menos do que em 2022. Apesar de Mato Grosso ter registrado uma quantidade de feminicídios menor em comparação a pelo menos 12 estados, apresenta uma das taxas mais elevadas de mortes por 100 mil habitantes.
No país, foram registradas 1,422 mil vítimas de feminicídio. O total equivale a quatro mulheres mortas por dia, representando 0,66 para 100 mil habitantes.
Em Mato Grosso, a taxa de morte por 100 mil habitantes é de 1,26. A taxa que mais se aproxima é de Tocantins com 1,10 por 100 mil habitantes.
Cidades violentas
Em Mato Grosso, as cidades mais violentas foram Cáceres com quatro mortes, Cuiabá e Sorriso com cinco mortes cada.
Das cinco mortes em Sorriso, quatro foram do caso envolvendo a chacina de uma mãe e três filhas. Cleci Calvi Cardoso, de 46 anos, e Miliane Calvi Cardoso, de 19 anos, foram encontradas mortas no corredor. Já Manuela Calvi Cardoso, de 13 anos e Melissa Calvi Cardoso, de 10 anos, foram encontradas uma em cada quarto.
O responsável pelas mortes, Gilberto Rodrigues, foi denunciado pelo crime.