Olhar Direto

Domingo, 13 de outubro de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

MAIS DE 22 MIL CASOS

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue e Mato Grosso recebe doses

Foto: Takeda Pharm/Divulgação

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue e Mato Grosso recebe doses
O Ministério da Saúde (MS) anunciou a expansão da vacinação contra a dengue para mais seis estados, incluindo Mato Grosso. As novas regiões serão contempladas com a quarta remessa de 986,5 mil doses que também será destinada para os municípios beneficiados nas etapas anteriores.


Leia mais
Vacinação contra Influenza continua com baixa cobertura em Cuiabá

Já são mais de 22 mil casos notificados no estado, sendo 15.163 confirmados, e 11 óbitos em decorrência da doença. O coeficiente de incidência é de 616,1 casos para cada 100 mil habitantes, conforme os dados do MS.

As crianças de 10 a 14 anos são o público-alvo da campanha de vacinação contra a dengue em 2024. O grupo concentra o maior número de hospitalizações, depois de pessoas idosas, e deve receber duas doses pelo SUS (Sistema Único de Saúde), no intervalo de 3 meses entre elas.

“Agora, temos 25 estados da federação contemplados com a vacina. Com essas novas remessas que estão sendo distribuídas, vamos chegar a 1,3 mil municípios atendidos em todo o Brasil. Importante destacar que estamos seguindo a lista de regiões previamente pactuada com os gestores de saúde dos estados e dos municípios”, explicou a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, em entrevista a jornalistas.

A distribuição das doses nos municípios foi determinada com base em três critérios principais: ranqueamento das regiões de saúde e municípios; quantitativo necessário de doses conforme a disponibilidade (prevista pelo fabricante); cálculo do total de doses a serem entregues em uma única remessa ao município.

Os imunizantes destinados para aplicação da segunda dose (D2) serão enviadas posteriormente considerando o intervalo recomendado de 3 meses para completar o esquema da vacinação. O Ministério da Saúde reforça que é fundamental que estados e municípios acompanhem as notas técnicas que serão elaboradas a cada envio.

Para evitar a dengue, a eliminação dos focos do mosquito segue como medida mais eficaz. As larvas do transmissor se desenvolvem em água parada. Dessa forma, é preciso empenho da sociedade para eliminar os criadouros com medidas simples e que podem ser implementadas na rotina, como tampar caixas d’água e outros reservatórios, higienizar potes de água de animais de estimação, tampar ralos e pias, entre outras.

(com informações do Ministério da Saúde)

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet