Olhar Direto

Segunda-feira, 17 de junho de 2024

Notícias | Política MT

INOVAÇÃO

SES realiza exames oftalmológicos com aparelho portátil que facilita diagnóstico

Foto: Prefeitura de Várzea Grande

SES realiza exames oftalmológicos com aparelho portátil que facilita diagnóstico

Buscando modernizar e agilizar os atendimentos oftalmológicos em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realiza, nesta semana, exames de diagnóstico de doenças oculares por meio de aparelhos retinógrafos portáteis. A iniciativa integra o programa de Saúde Digital da SES, que apresenta aos municípios o novo equipamento e demonstra a sua utilização. 



Leia também
Mato Grosso possui 40 cidades com risco de sofrer desastre natural; Cuiabá e VG estão na lista

O objetivo da SES é adquirir 250 aparelhos retinógrafos portáteis e disponibilizar para os municípios parceiros do programa de Saúde Digital. O equipamento permite que os atendimentos sejam realizados fora do ambiente hospitalar, com o apoio das equipes municipais. 

Em parceria com a Prefeitura de Várzea Grande, a SES ofertou, na última segunda-feira (6), 30 exames oftalmológicos com o aparelho de retinografia ao munícipio. O número corresponde a 10% da demanda existente no município. 

Na terça-feira (7), também houve a realização do exame na Unidade Prisional Ana Maria Couto. Ainda haverá demonstrações do aparelho na reunião da diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems), que ocorrerá nesta quarta-feira (8), e na reunião da Comissão Bipartite do Estado de Mato Grosso (CIB-MT), prevista para ocorrer na quinta-feira (9). 

O superintendente de Atenção à Saúde da SES, Diógenes Marcondes, enfatiza a importância da aquisição dos 250 aparelhos ultra tecnológicos, que permitem o diagnóstico em poucas horas.

“A evolução da medicina é sempre focada em oferecer atendimentos mais rápidos, eficazes e precisos aos pacientes. Na busca por esse objetivo e com uma demanda alta em Mato Grosso por exames oftalmológicos, decidimos estudar, testar e adquirir, o aparelho de retinografia, que vai auxiliar médicos e profissionais da saúde. O exame será feito no paciente e em 12 horas já se saberá o diagnóstico ocular completo”, explicou.

O gestor informou que os laudos serão emitidos em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFGO). “A parceria prevê que a UFGO fique responsável por emitir os laudos, via online, ou seja, tudo gratuitamente para o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS)”, acrescentou. 

Os aparelhos retinógrafos portáteis são de fácil operação e podem ser operados por diversos profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, socorristas e radiologistas. Para isso, serão ofertadas capacitações para o manuseio do aparelho.

O objetivo da aquisição é, inicialmente, facilitar o acesso à saúde e a rapidez nos resultados de exames e diagnósticos. 

Programa de Saúde Digital

A aquisição dos retinógrafos portáteis integra o programa de Saúde Digital da SES, cujo objetivo é otimizar e modernizar os serviços de saúde em diversas especialidades. O programa oferta teleconsultas, mediadas por médicos generalistas e com especialistas através das tecnologias da informação e comunicação. As ações do programa não só ampliam e agilizam o acesso aos serviços de saúde, mas também diminui os custos associados. 

Com 25 especialidades cobertas por 46 médicos especialistas, o programa não se limita apenas às teleconsultas, mas também oferece telediagnósticos e webaulas para aprimorar a capacitação dos profissionais de saúde envolvidos.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet