Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

do Ministério da Saúde

Cuiabá recebe nova vacina contra a Covid-19, a monovalente XBB, eficaz contra a nova variante

Foto: Reprodução

Cuiabá recebe nova vacina contra a Covid-19, a monovalente XBB, eficaz contra a nova variante

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), recebeu do Ministério da Saúde (MS), uma nova dose da vacina contra a Covid-19, a monovalente XBB, que é uma versão mais atualizada da imunização. A dose estará disponível a partir desta segunda-feira (17) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cuiabá.



Leia também:
Cardiologista alerta para os riscos da diabetes na saúde do coração; veja vídeo

A aplicação será destinada a toda a população entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias não vacinada ou com esquema vacinal incompleto, e ainda para os grupos prioritários, que incluem pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, idosos, trabalhadores da saúde, entre outros. Para este grupo, é necessário aguardar 6 meses após a última dose para realizar o reforço.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Valéria de Oliveira, revela que esta nova vacina é mais eficaz para combater a nova variante do Covid-19 em circulação. "As unidades básicas de saúde estarão aplicando a vacina para crianças entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias, grupos prioritários e pessoas que nunca foram vacinadas", explica a coordenadora.

O objetivo principal da vacinação é reduzir casos graves e óbitos pela Covid-19. Por isso, é fundamental alcançar coberturas vacinais elevadas e homogêneas para todos os grupos com indicação. Segundo o DPNI, a meta definida é de 90% para cobertura vacinal do público indicado.

É importante lembrar que a idade recomendada para a vacinação da primeira dose é aos 6 meses, a segunda dose aos 7 meses e a terceira dose aos 9 meses de idade. Caso um indivíduo que não tenha sido vacinado com nenhuma dose, ou que tenha recebido apenas uma dose da vacina contra a Covid-19, opte por se vacinar, poderá iniciar e/ou completar o esquema prioritário de vacinação. Este esquema consiste em duas doses da Vacina Covid-19 disponível e recomendada para a idade, com intervalo mínimo de 4 semanas entre as doses.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet