Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Política MT

'eleitores parasitas'

Partido denuncia 'transferência em massa' de títulos eleitorais em cidade de MT e pede investigação do TRE

Foto: Reprodução

Partido denuncia 'transferência em massa' de títulos eleitorais em cidade de MT e pede investigação do TRE
O diretório municipal do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de Jangada encaminhou uma denúncia ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) na qual cita supostas irregularidades na “transferência em massa” de títulos eleitorais para a cidade. 


Leia também
Mauro Mendes e governador da Bahia se reúnem para fechar acordo sobre venda dos trens do VLT


Segundo a denúncia, houve um aumento considerável do eleitorado nos primeiros 5 meses de 2024, ano em que ocorre as eleições municipais. Em janeiro de 2024 eram 6.911 cidadãos. Contudo, o número saltou para 7.820 em meio, ou seja, um aumento de 909 pessoas. O que corresponde a 13,15% do total, conforme consta no Relatório de Estatística de Eleitorado de Jangada mês a mês do ano de 2024, disponível no site do TRE. 

As últimas duas eleições em Jangada foram acirradas e decididas por pouca diferença de votos. Em 2016, Garrincha, à época no PSDB, venceu o pleito com 2.733 votos ante 2.579 de Neto Rocha, que concorreu pelo PSD. Eles eram os únicos candidatos na disputa. 

Já em 2020, Rogério Meira (PP) foi eleito prefeito com 1.699 votos. Já o segundo colocado, Gauchinho, fez 1.690 votos. O pleito, portanto, foi definido por uma diferença de 9 votos. 

“O que a justiça quer saber é se essas pessoas têm alguma ligação com o município ou se são ‘eleitores parasitas’, ou seja, aqueles que transferem o título para uma cidade sem ter qualquer ligação política, social ou econômica”, diz trecho da denúncia.

A denúncia solicita que o caso seja investigado, mesmo que por amostragem, “perante tais pessoas para que se possa confirmar de que o pleito eleitoral não está sendo fraudado antes mesmo do seu início”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet