Olhar Direto

Segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Notícias | Cidades

IMBRÓGLIO À VISTA

MP diz que bancas do Shopping Popular não poderão ser instaladas no Complexo Dom Aquino

Foto: Fernando Rodrigues

MP diz que bancas do Shopping Popular não poderão ser instaladas no Complexo Dom Aquino
O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) divulgou uma nota nesta quinta-feira (18) na qual informa que as bancas dos lojistas do Shopping Popular não poderão ser instaladas no Complexo Dom Aquino. Segundo o órgão, isso não é possível pelo fato de que o complexo se trata de um "bem de uso comum do povo" e sua ocupação privada, mesmo que temporária, "não atende aos fins e interesse da coletividade". Ao todo, foram 600 lojas destruídas pelo fogo no início desta semana. 


Leia também
Riva garante distância e defende que Paiaguás também não interfira na disputa da Mesa Diretora


O Olhar Direto tenta contato com o presidente da Associação, Misael Galvão, e com a prefeitura de Cuiabá para mais informações.

A nota foi emitida após reunião realizada na última quarta-feira (17) entre a Associação do Shopping Popular, a Prefeitura Municipal e o Ministério Público.

Na mesma nota, o MP recomenda que as bancas provisórias dos lojistas sejam alocadas no estacionamento do Shopping Popular, que apesar de ser uma área pública municipal, possui concessão de uso em vigor, conforme Lei Municipal. 

A instalação das bancas no Complexo Dom Aquino foi uma escolha dos próprios comerciantes, conforme informado pelo presidente da associação, Misael Galvão. Ele comunicou essa decisão sobre o local à imprensa na última terça-feira (16) após um encontro com os comerciantes no ginásio onde se localiza o complexo. 

Durante a semana, em várias entrevistas, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e Misael Galvão declararam que iriam tentar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público para a utilização da área. 

Contudo, o órgão se opôs, entendendo que a Associação não atendia ao interesse público por ser uma entidade privada. E sugeriu a utilização do estacionamento. No entanto, o local pode se tornar inviável diante dos trabalhos de máquinas para retirada de escombros e entulhos. 

E quais são as alternativas?

Nas negociações iniciais, a alternativa do estacionamento do Shopping já havia sido sugerida. Outro local considerado foi o espaço da Associação dos Criadores de Mato Grosso e o Parque de Exposições, próximo às instalações do shopping. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet