Olhar Direto

Sábado, 12 de outubro de 2024

Notícias | Política MT

VISITA PRESIDENCIAL

Vaias, churrasco de protesto e afagos entre Mauro e Lula; veja como foi a agenda do presidente em VG

31 Jul 2024 - 14:15

Da Redação - Rafael Machado e Arthur Santos/ Do Local - Airton Marques, Max Aguiar e Mayara Campos

Foto: Olhar Direto

Vaias, churrasco de protesto e afagos entre Mauro e Lula; veja como foi a agenda do presidente em VG
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chega a Várzea Grande, no início da tarde desta quarta-feira (11), para participar de duas agendas na cidade. A expectativa é que a vinda do presidente reúna as principais lideranças políticas do estado. O Olhar Direto acompanha o evento e traz os principais acontecimentos. 


Leia também
Presidente do União Brasil garante que escolha do vice de Botelho passará pelo crivo de Virginia Mendes


Um forte esquema de segurança foi montado para acompanhar Lula em seus compromissos. A primeira agenda é no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, onde participa da cerimônia de inauguração da modernização de quatro aeroportos do estado.

Em 2019, o então presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), realizou um leilão para passar à iniciativa privada 14 aeródromos do país, sendo quatro no estado. Foi concedida à Centro-Oeste Airports (COA) a administração dos aeroportos Várzea Grande – Marechal Rondon, Sinop – Presidente João Batista Figueiredo, Rondonópolis – Maestro Marinho Franco e de Alta Floresta – Piloto Osvaldo Marques pelo prazo de 30 anos.

A concessão foi realizada com objetivo de melhorar a infraestrutura das unidades, além de melhorar o caixa da União e estimular a economia. A expectativa é que Lula anuncie a data para liberação de voos internacionais no Marechal Rondon.

Em seguida, o presidente participa da entrega de mil unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida no Residencial Colinas Douradas. A obra, orçada em R$ 56 milhões, começou em 2012, durante a gestão de Dilma Rousseff (PT), para ser finalizado em seis anos depois, no entanto, devido a problemas no projeto de saneamento básico, o projeto ficou paralisado e só retornou em 2021, quando o governador Mauro Mendes (União) e a Caixa Econômica Federal assinaram termo aditivo de R$ 7,2 milhões para finalização do residencial.

Confira abaixo a cobertura em tempo real:

19h11 -
Está encerrada a solenidade de entrega das casas populares. Antes de ir embora, Lula ainda desceu no meio dos apoiadores. 

18h59 - Lula lembra da primeira casa que comprou e promete fazer mais entregas de residências até o fim do mandato. Ele diz que não sabe qual é a demanda dos pescadores e promete se inteirar sobre o assunto. "Vou saber como está esse processo para saber se posso ajudar". 

18h52 -
Presidente Lula pede desculpas aos presentes pelo atraso no evento.

18h50 - Lula recebe título de cidadão mato-grossense das mãos de Valdir Barranco.

18h49 - Deputado estadual Valdir Barranco faz um discurso inflamado com críticas ao bolsonarismo e critica a lei da pesca, exaltando os ânimos da plateia.


18h44 -
Começa a entrega de chaves para os contemplados do Minha Casa Minha Vida.

18h40 - Mauro ouve protesto de pescadores e rebate, pedindo respeito à democracia e à vontade da maioria. 

18h36 - Após a intervenção do presidente, Mauro Mendes elogia Lula, a quem chama de estadista e democrata.

18h33 - O presidente Lula abriu a fala do governador Mauro Mendes e pediu para que a plateia não fosse hostil ao governador. Só depois dessa introdução, Mauro assumiu o microfone e começou seu discurso. 

18h28 - Ministro Jader Filho (MDB), da Habitação, diz que o governo passado tentou acabar com o programa Minha Casa Minha Vida, mas o povo brasileiro não deixou.

18h19 - A Caixa anunciou que os contemplados no Minha Casa Minha Vida vão receber uma conta no banco para ter acesso a crédito para pequenos empreendimentos.

18h16 - Discursa nesse momento o presidente da Caixa, Carlos Antônio Vieira. 



18h10 -
Começa a solenidade de entrega das residências em Várzea Grande. Logo na abertura do cerimonial, o governador Mauro Mendes (União) voltou a ser alvo de críticas da plateia. 

17h56 - O Olhar Direto aguarda a chegada de Lula no segundo evento do dia em Várzea Grande. Centenas de apoiadores aguardam a chegada do presidente. 



 

17h20 - Lula agora segue para ato de entrega de mil unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) no Residencial Colinas Douradas.

16h52 - O presidente Lula foi o sexto a falar. Citou a importância das obras nos quatro aeroportos de Mato Grosso. Lembrou ainda sobre o princípio básico de estabilidade jurídica e política para governar. Com esse discurso, reafirmou que não precisa ter amigos na política, mas sim pessoas sérias que trabalhem pela população, independente de partidos políticos.

Lula lembrou a Mauro sobre a aprovação da Reforma Tributária, um importante marco nos quase dois anos de governo. Citou ainda a importância de fomentar o crescimento econômico do Brasil, mas levando em conta a população, tirando as pessoas da pobreza. "Uma sociedade pobre não interessa a ninguém".
 
Lula relembrou que no primeiro mês de mandato, convocou os governadores, independente de partido, para saber sobre prioridades de investimento. "É importante que as pessoas participem". 

O presidente citou ainda o PAC, Programa de Aceleração do Crescimento criado para distribuir investimentos aos estados. "Nós precisamos governar para toda a sociedade brasileira". Lula disse ainda que o Brasil passou por um momento muito duro, a base de mentiras, chacotas e fakenews. 

Lula citou ainda o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD). "Já tive gente muito importante, gente intelectual, mas posso dizer a você que o Fávaro é o melhor ministro da Agricultura que esse país já teve". 

No discurso, o presidente citou que se emocionou ao sobrevoar o Pantanal e flagrar diversos incêndios. 



16h41 -
O governador Mauro Mendes (UNIÃO) foi o quinto a falar. Lembrou a precariedade que existia no Aeroporto Marechal Rondon. Assim, agradeceu os investimentos realizados. Citando o papel exportador do estado, Mendes reafirmou a importância de investimentos em infraestrutura. Disse ainda sobre a necessidade de enfrentar a burocracia para implantar melhorias.

Mauro Mendes lembrou ainda que em 2023 investiu quase 20% da receita de Mato Grosso em obras. "Sempre estaremos aqui para fazer boas parcerias, parabéns por mais esse investimento", disse Mendes a Lula.  



16h33 - 
O ministro Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, foi o quarto a falar. Citou o esforço de Lula para acelerar a modernização dos aeroportos brasileiros. Segundo o ministro, as atualizações de infraestrutura serão importantes para mais investimentos, principalmente no turismo. Conforme Costa, nas próximas semanas o aeroporto de Cuiabá estará autorizado a operar voos internacionais. 

O ministro citou ainda a importância de seu colega, Carlos Fávaro, na gestão do Governo Federal. 



16h25 -
O ministro Renan Filho, dos transportes, foi o terceiro a falar. Primeiro, citou a retomada de investimentos na construção do Rodoanel de Cuiabá. Havia a expectativa de uma visita, ainda nesta-quarta, mas devido ao atraso da agenda, o ato foi descartado. Renan citou ainda que Mato Grosso é o maior exportador de soja do mundo, mas é preciso um investimento maior na infraestrutura, para que o agronegócio continue crescendo.  

"Isso que o presidente Lula vem fazendo por Mato Grosso nos últimos dois anos não é o que se verificou nos quatro anos do governo anterior", salientou o ministro. 



16h18 - Após a chegada do presidente Lula, o primeiro a falar foi o vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa. Logo depois, falou o direto-presidente da Centro-Oeste Airports, concessionária responsável pelo aeroporto. Segundo informado, pesquisa recente revelou que o Aeroporto Marechal Rondon passou do último para o quarto lugar em pesquisa de satisfação. 


16h15 - Estão no palco do evento personalidades políticas como José Roberto Estopa, Zé do Pátio, Jayme Campos, Margareth Buzetti, Gisela Simona e Valdir Barranco.

16h00 - O presidente Lula desembarcou do avião presidencial por volta das 16h. Durante a confirmação da chegada, houve um começo de confusão envolvendo apoiadores do atual presidente e de Jair Bolsonaro, antigo mandatário. Os envolvidos na confusão estavam no saguão do aeroporto. Um petista chegou a dizer que daria seu relógio ao bolsonarista, fazendo referência ao escândalo das joias, em que Bolsonaro é acusado de vender presentes recebidos pela presidência da República.  



15h51 - O avião presidencial transportando o presidente Lula e ministros do Governo Federal acaba de pousar no Aeroporto Marechal Rondon. 



15h50 - Antes de desembarcar em Cuiabá, o presidente Lula sobrevoou focos de incêndio no pantanal de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso. 


15h44 - Antes mesmo de o presidente Lula (PT) desembarcar em Várzea Grande, a plateia que o espera para a cerimônia de entrega de residências populares já está “aquecida”, inclusive com gritos de protesto direcionados ao governador Mauro Mendes (União), que marchou ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2022. Em um vídeo gravado por uma militante, é possível ouvir o coro de “fora, Mauro Mendes”. 




15h32 - Grupo pequeno de bolsonaristas está nos arredores do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, para protestar contra a visita do presidente Lula à cidade. Com faixas pedindo para que os motoristas que trafegam pela região buzinem, eles fizeram um “churrasco" com pés de galinha e abóbora como forma de ironizar uma das promessas do petista de que a população voltaria a comer picanha em seu governo.


15h19 - O Governo Federal montou um forte esquema de segurança para a chegada do presidente Lula ao Aeroporto Marechal Rondon. A expectativa é que o presidente chegue por volta de 16h. Ruas próximas ao aeroporto estão fechadas, com presença de policiais federais e da guarda municipal de Várzea grande. 



14h39 - O governador Mauro Mendes (UNIÃO) chegou acompanhado do secretário de Segurança, coronel PM César Augusto Roveri. Mendes logo se dirigiu à área reservada para autoridades, sem entrevista prévia aos veículos de comunicação presentes.






14h38 - O senador Jayme Campos (UNIÃO) também chegou ao aeroporto para acompanhar a agenda do presidente Lula. Jayme, que é natural de Várzea Grande, deve manter contato direto com Lula, principalmente na entrega de mil unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida no Residencial Colinas Douradas, evento previsto para o fim da tarde.



14h28 - Além de figuras públicas, populares também acompanham o evento. Sinezio Moreira Boaventura, 45 anos, empresário e apoiador do presidente, levou toda a família para acompanhar a visita de Lula. "São poucas as vezes que a gente tem uma visita dessa. Ainda mais sabendo o trabalho que ele vem fazendo. O olhar dele é um olhar para todos", comentou ao Olhar Direto. 



14h20 - O vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa (PV), chegou ao aeroporto para acompanhar a agenda com o presidente Lula. Stopa faz parte da Federação Brasil da Esperança e chegou a disputar internamente espaço para candidatura à Prefeitura de Cuiabá. Lúdio Cabral (PT) acabou sendo o nome escolhido pelo grupo. 

“Alegria. O presidente é uma pessoa popular, um governo voltado principalmente aos mais pobres. Esse é o motivo deu estar aqui. Um governo que defendo os trabalhadores, um governo que defende a população mais necessitada”, disse Stopa.



13h56 - Antes da chegada de Lula, o prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio (SD), agradeceu em entrevista os feitos do presidente por Mato Grosso. “Foi no governo do presidente Lula que conseguimos levar o terminal ferroviário para Rondonópolis”, disse Pátio. O gestor avaliou ainda que a visita do presidente fortalece campanhas de candidatos do arco de aliança de Lula. “O Lula vai conquistar Mato Grosso, eu tenho certeza disso”.



13h30 - Faltando poucas horas para o desembarque do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, a movimentação no local ainda é tímida. A reportagem do Olhar Direto já está no terminal e, como é possível ver pelas imagens gravadas agora há pouco, o fluxo é tranquilo e não há presença até mesmo de apoiadores do petista. O chefe do Planalto cumpre agenda em Várzea Grande, participando da entrega das unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida e da inauguração das obras de ampliação do aeroporto e da autorização para a operação de voos internacionais. 





 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet