O ministro do Porto e Aeroportos, José Carlos Rodrigues, anunciou nesta quarta-feira (31), durante ato de entrega de modernização de quatro aeroportos do estado, que a internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon, de Várzea Grande, deve acontecer nas próximas semanas.
Leia também
Presidente do União Brasil garante que escolha do vice de Botelho passará pelo crivo de Virginia Mendes
Ele comentou que vai pedir à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), após autorização do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), um estudo para permissão de voos internacionais.
“Falava com o presidente da importância da internacionalização do aeroporto de Cuiabá e o presidente já nos determinou, ao lado da Anac, que nas próximas semanas, nós estaremos com o aeroporto de Cuiabá internacionalizado para receber voos internacionais de todo mundo tendo em vista a importância do agronegócio aqui para o estado”, ressaltou.
O ministro destacou a importância de Mato Grosso na economia do país e na geração de emprego, por isso, vai agilizar o processo para que as operações possam ocorrer ainda neste ano.
“Tendo em vista que a quatro turistas que vem visitar o estado, nós estamos falando de um emprego que é gerado para população. O estado hoje cresce quase 10% do PIB, o estado que vem gerando emprego, mas, sobretudo, vem produzindo muitas riquezas para o Brasil. Lula é um presidente democrático, não vê partido, o partido do presidente Lula é o Brasil”, disse.
A empresa Azul Linha Aérea demonstrou interesse em começar a realizar viagens entre Cuiabá e San Matias (Bolívia), que realiza viagens internacionais. Caso a medida se torne realidade, uma viagem aos Estados Unidos poderia durar três horas a menos do que acontece atualmente, porque San Matias faz voos diretos à Flórida.
Novo aeroporto
Ainda durante o discurso, José Carlos Rodrigues elogiou o ministro de Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e, atendendo a pedido dele, a construção de um novo aeroporto no município de Porto Alegre do Norte.
“Quero dar testemunho, parabenizar publicamente, não só como ministro do presidente Lula, mas como cidadão brasileiro, o trabalho que o ministro tem feito para o Brasil. O Brasil tem uma dívida de gratidão e quero colocar que o aeroporto a seu pedido do Porto Alegre do Norte vai sair do papel, o presidente autorizou e vamos governar conjuntamente essa obra que é importante para o desenvolvimento do estado”, disse.
Porto Alegre do Norte está localizado na região nordeste do estado e tem uma população de um pouco mais de 12 mil habitantes.