O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, disse que não há nenhum empecilho para que o Governo do Estado comece a obra emergencial no paredão de rocha que fica no Portão de Inferno, na MT-251, entre Cuiabá a Chapada dos Guimarães.
Leia também
Sérgio Ricardo recomenda ao governo que não divida lotes de concessões de estradas com a MT Par
Ele ressaltou que a “novela” em relação às licenças dos órgãos federais já foram superadas e que falta apenas o anúncio da execução do projeto de retaludamento e da duplicação da pista entre Trevo do Manso até a Chapada de Guimarães.
“Já estão aprovados, a questão agora é só dar continuidade ao trabalho, não vejo mais nenhum impedimento nem do Ibama, nem do ICMBio, eu não vejo mais impedimento, as questões mais difíceis já foram conquistadas. Questão de dias para que a Sinfra comece a fazer o afastamento do pontilhão do Portão do Inferno. Eu entendo que essa novela acabou, a questão está encerrada, só agora faltando fazer a obra”, ressaltou.
Ele comentou que já passou da hora dos trabalhos serem iniciados no local, lembrando que o Festival de Inverno, em Chapada dos Guimarães, um dos principais eventos da cidade, já foi concluído.
“Não vejo mais nenhuma dificuldade, de nenhum órgão de fiscalização. Conversei com o Marcelo [Oliveira, secretário da Sinfra] agora, semana passada, ele disse que a obra vai começar, não há mais nenhum impedimento. Teria que ser neste mês, agora tem que começar a obra, não há mais motivo”, frisou.
Novela
Em maio, Mauro e uma comitiva de políticos apresentaram um projeto de solução para o problema de deslizamento de terra que estava ocorrendo no paredão que fica em cima do viaduto do Portão do Inferno desde o ano passado ao presidente do Ibama, que pediu um prazo de 30 dias para análise dos documentos para liberar o início das obras.
No entanto, o prazo extrapolou e o governador chegou a ir a Brasília cobrar que a licença fosse emitida o mais rápido possível para resolver o problema, que está impactando moradores e comerciantes de Chapada dos Guimarães.
O governo já contratou a Lotufo Engenharia e Construções LTDA., no valor de R$ 29,5 milhões, para fazer o retaludamento do paredão que fica no Portão do Inferno. A empresa terá o prazo de 120 dias, após autorização dos órgãos federais, para concluir o projeto que, na prática, significa um novo trajeto da pista, retirando o tráfego dos veículos do atual viaduto - que apresenta graves problemas.
A reportagem procurou a Sinfra para saber se há previsão de início dos trabalhos, mas até o fechamento desta matéria não tivemos resposta. O espaço segue aberto para futuras manifestações.