O vereador Rogério Varanda (PSDB) acusou o líder do prefeito Emanuel Pinheiro na Câmara, Marcrean dos Santos (MDB), de ameaçar os moradores do Residencial Flor da Mata.
Leia também
Bolsonaro deu 'enquadro' em Victório Galli para garantir apoio a Abílio após ataques públicos
Segundo o tucano, o seu colega teria agido de forma truculenta ao cobrar o pagamento de mensalidades atrasadas, além de anunciar expulsão daqueles que não quitassem o débito.
“Marcrean Santos esteve no Flor da Mata fazendo uma cobrança de forma agressiva aos moradores que, segundo ele, estão com parcelas atrasada e vai ter que pagar, se não pagar, vai retirar de lá, sendo que o Flor da Mata foi feito um desmembramento, com a Secretaria de Habitação, do qual ele era secretário, está pressionando aquelas pessoas, isso é um absurdo, ao invés de cuidar está maltratando o povo cuiabano”, comentou.
Varanda anunciou que apresentou a denúncia para investigação no Ministério Público de Mato Grosso (MPE) e pedido de abertura de comissão processante, por quebra de decoro parlamentar, contra Marcrean na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara.
O residencial foi alvo da justiça após o dono do terreno denunciar a invasão. Depois de oito anos, foi homologado um acordo entre o proprietário com a associação de moradores no valor de R$ 10,8 milhões, sendo R$ 8,5 mil por lote.
Outro lado
O vereador Marcrean Santos disse que fez a cobrança aos moradores da região, mas nega ter agido de forma truculenta ou agressiva. Ele comenta que a associação conseguiu na justiça resolver o problema do residencial e que estava apenas agindo como “intermediador de conflitos” para evitar que a população perca suas casas.
“A associação de moradores está cobrando das pessoas que fez o compromisso, em juízo, que deposite o dinheiro, nós não estamos brincando de comprar terreno, mas qual que é o papel do vereador? Intermediar, enquanto figura pública, conflito. Arrumamos advogados, negociamos com os proprietários da área e ficou definido que todo mundo pagaria em juízo. Aqueles que não estão pagando têm que prestar conta para associação e associação tem que cobrar se for o caso na justiça também. Por quê? Se algumas pessoas não pagarem, vai prejudicar todo compromisso que todos fizeram”, explicou.
Ele comentou que vai registrar um boletim de ocorrências contra Varanda após ameaça de morte feita durante uma sessão ordinária. Ele disse que o tucano havia o provocado dizendo “mata ou morre” durante uma discussão entre eles.
“Já que ele está muito engraçadinho, eu estarei indo na delegacia e registrar um BO contra ameaça de morte que ele me fez nesta tribuna aqui. Eu estou com o vídeo, não sou homem de arrumar confusão com ninguém, mas já que ele está caçando o que não deve, irei na delegacia”, anunciou.