Após contornar o risco de desarmonia, o deputado Max Russi (PSB) foi eleito presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), durante votação nesta quarta-feira (07), com 24 votos. O parlamentar, que assume o comando da Mesa Diretora em fevereiro de 2025, terá como companheiro o deputado Dr. João (MDB), como primeiro secretário.
Leia também
Botelho nega ‘venda’ de cargos a aliados e diz que pretende ter equipe técnica
A eleição, prevista para ocorrer em setembro, foi antecipada por conta das eleições municipais, já que cinco deputados disputam o comando das prefeituras de suas bases eleitorais. Além disso, os demais parlamentares, também estarão focados em ajudar a eleição de aliados.
Max assumirá o comando da ALMT pela segunda vez, sendo que a primeira ocorreu 2021, quando foi eleito presidenta após o Supremo Tribunal Federal (STF) barrar a reeleição de Botelho. O socialista ficou na função até fevereiro de 2021, quando o próprio STF determinou a volta do presidente.
Na votação de 2023, Max chegou a ensaiar uma candidatura, já que havia o risco de Botelho ser barrado pela Justiça. No entanto, o deputado conseguiu liberação para sua quarta eleição consecutiva para o comando do Legislativo mato-grossense e Max aceitou um acordo: seria primeiro-secretário para permitir que Botelho disputasse a Prefeitura de Cuiabá na Presdiência, em troca, teria a garantia de ser o próximo presidente. A promessa foi cumprida.
A chapa foi definida durante reunião na segunda-feira (05), após Max e o atual presidente, Eduardo Botelho (União), conseguirem contornar a insatisfação de parlamentares que buscavam cargos de destaque na nova Mesa Diretora.
A disputa mais acirrada no processo eleitoral da ALMT foi pela 1ª Secretaria. A deputada Janaina Riva (MDB) chegou a garantir 14 votos, mas enfrentou resistência do Palácio Paiaguás, representado pelo vice-líder Beto Dois a Um (União). Para evitar uma ruptura institucional entre Executivo e Legislativo, o presidente Eduardo Botelho (União) cosurou uma caminho alternativo. Com isso, o MDB, uma das maiores bancadas na Assembleia, indicou Dr. João e Janaina decidiu não participar da eleição.
No desenho final da chapa, outras mudanças ocorreram. Gilberto Cattani (PL) conquistou a 2º Vice-Presidência no lugar de Wilson Santos (PSD), que acabou na 3ª Vice-Presidência. Além disso, Paulo Araújo (PP) foi agraciado com o espaço de segundo-secretário, 'jogando' Diego Guimarães (Republicanos) para a Terceira-Secretaria.
A chapa ainda é composta por Elizeu Nascimento (PL) como 4º secretário, Fabio Tardin (PSB) como 5º secretário e Juca do Guaraná (MDB) como 6º secretário.
CONFIRA A COMPOSIÇÃO DA CHAPA:
Presidente: MAX RUSSI (PSB)
1º Vice: JÚLIO CAMPOS (UNIÃO)
2º Vice: GILBERTO CATTANI (PL)
3º Vice: WILSON SANTOS (PSD)
1º Secretário: DR. JOÃO (MDB)
2º Secretário: PAULO ARAÚJO (PP)
3º Secretário: DIEGO GUIMARÃES (REPUBLICANOS)
4º Secretário: ELIZEU NASCIMENTO (PL)
5º Secretário: FÁBIO TARDIN (PSB)
6º Secretário: JUCA DO GUARANÁ (MDB)