O atual presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União), mandou um recado ao próximo chefe do parlamento, Max Russi (PSB), após anunciar a vitória de sua chapa à Mesa Diretora, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (7).
Leia também
Max é eleito presidente da AL e Dr João primeiro-secretário com o apoio dos 24 deputados; confira composição
Botelho pediu que ao socialista honre a sua palavra, assim como fez, e cumpra todas as suas promessas.
“Nós fizemos um compromisso com o senhor lá atrás, quando disputamos a eleição passada, eu disse que iria apoiar o senhor, eu espero que o senhor também honre, assim como honrei todas as palavras”, destacou.
“Político, quando fala tem que cumprir. Coisa pior que tem é político que fala e depois não garante, então presidente Max honre esse mandato e honre sempre a palavra, o que o senhor falar, cumpra, assim tem que ser. Deputado não pode ser de palavra aqui, palavra dali, tem que ser “falou está falado””, acrescentou.
Além de passar a recomendação a Max, Botelho aproveitou o tempo para puxar a orelha dos deputados. Ele pediu para que seus colegas de parlamento não fiquem fazendo articulações, sobre temas internos, com pessoas de outros Poderes.
Botelho destacou que a independência do Legislativo não pode ser corrompida e ter influência de estranhos.
“Quero deixar aos deputados, as articulações tem que ser nessa Casa, com os deputados, têm que ser aqui, é aqui que vive, não podemos deixar nada sair fora daqui, as decisões têm que ser aqui dentro, discute, resolve aqui dentro. Conversa com seus pares, vai negociar com seus pares, não pode sair atrás de voto de gente que não é da Assembleia, se não é da Assembleia não pode participar das decisões”, comentou.
A chapa encabeçada por Max foi eleita por unanimidade para o próximo biênio. Além dele, a chapa é composta também por Júlio Campos (1º vice-presidente), Gilberto Cattani (2º vice-presidente), Wilson Santos (3º vice-presidente), Paulo Araújo (2º secretário), Diego Guimarães (3° secretário), Elizeu Nascimento (4º secretário), Fábio Tardin (5º secretário) e Juca do Guaraná (6º secretário).
Eles tomaram posse no dia 1° de fevereiro do ano que vem.