A presidente da OAB de Sinop, Xênia Guerra, durante entrevista ao PodOlhar, cobrou uma atuação mais rigorosa da Comissão de Ética da OAB para combater a cooptação de advogados por facções criminosas. O posicionamento leva em consideraçãoo fato de, nos últimos meses, profissionais do Direito terem sido alvo de operações por envolvimento em crimes cometidos por essas organizações, o que prejudica a imagem da classe.
ASSISTA A ÍNTEGRA DO PODOLHAR COM A PRESIDENTE DA OAB SINOP, XÊNIA GUERRA:
Xênia ressaltou que o Código de Ética da OAB define claramente o que pode e o que não pode ser feito pelo advogado, e que o Tribunal de Ética e Disciplina (TED) precisa ser firme na aplicação das punições. Ela enfatizou que advogados que utilizam sua posição para finalidades ilegais devem ser punidos com o rigor da lei.
Durante a entrevista, Xênia comparou a OAB a uma família, em que questões internas são resolvidas com firmeza para preservar a integridade da instituição. Ela afirmou que a má conduta de um advogado reflete negativamente em toda a classe e que é essencial manter a advocacia respeitada e digna.
Xênia defendeu que o TED seja rigoroso com advogados que desvirtuam sua função, especialmente aqueles que atuam em colaboração com organizações criminosas. Ela esclareceu que todos têm direito a defesa, inclusive membros de facções, mas que o advogado não pode usar sua condição para fins ilegais.
Por fim, Xênia Guerra afirmou que a punição de advogados que agem em desacordo com o Código de Ética, incluindo a suspensão ou até a cassação da carteira profissional, é necessária para preservar a honradez da advocacia e combater qualquer percepção pejorativa da profissão.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real,clique aqui
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.