Após perder espaço na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, a deputada estadual Janaina Riva (MDB) afirmou que agora vai focar em seu projeto político para 2026. A emedebista estuda concorrer a uma das duas vagas que estarão abertas no Senado Federal para representar Mato Grosso.
Leia também
Júlio defende que AL copie modelo do Congresso Nacional para descentralizar poder de presidente e primeiro-secretário
Janaina comentou que percebe um desejo de mudança entre os eleitores e uma maior disposição para dar mais oportunidades às mulheres nos cargos federais.
“Vou seguir firme com essa proposta de candidatura majoritária. Estou empolgada com isso, acompanhando as enquetes que estão sendo feitas nos sites, e o resultado é muito positivo. Acho que há um sentimento em Mato Grosso de valorizar a mulher, e valorizar a mulher é dar espaço a ela e não atacá-la”, ressaltou.
A deputada buscava o cargo de primeira-secretária da Mesa Diretora da Assembleia, mas perdeu força com a entrada de adversários aliados ao governo, como Beto Dois a Um e Dilmar Dal Bosco, ambos do União Brasil. No fim, Janaina aceitou a indicação de Dr. João (MDB) para encerrar a disputa.
Ao ser questionada se o movimento que a retirou da diretoria do parlamento poderia enfraquecer seu projeto político, Janaina disse que ainda é cedo para discutir o assunto.
“Nossos candidatos do MDB, que é um partido que não é só meu, mas tem um presidente, que é o Bezerra, e o Juarez Costa, sofreram bastante pressão por parte de outros partidos, como o próprio União Brasil. Então, como eu disse a vocês, esse é o jogo político. Por mais que às vezes o que fazem ou falam me cause repulsa, é preciso entender que é um jogo, e cada um joga com as cartas que tem. Cabe à população analisar se essas cartas estão sendo usadas corretamente ou não”, frisou.