O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, afirmou que o governo estadual está trabalhando para atender às condicionantes estabelecidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) antes de iniciar as obras no Portão do Inferno, localizado na MT-251, estrada que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães.
Leia também
Candidato a prefeito de última hora em Sorriso, empresário declara R$ 2,8 milhões em bens; vice 'zerado'
O debate sobre o tema ganhou destaque em maio deste ano, quando o governador Mauro Mendes (União) apresentou ao presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, um projeto para solucionar o problema de deslizamento de terra no paredão sobre o viaduto do Portão do Inferno, que ocorre desde o ano passado.
Após um mês de análise, o Ibama concedeu a licença ambiental necessária, mas impôs uma série de medidas a serem cumpridas, principalmente para evitar impactos na unidade de conservação do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.
"Existe uma licença ambiental que nós conseguimos junto com o IBAMA, com esforço de muitos e muitos atores aqui, Assembleia, bancada federal e tantas pessoas que nos ajudaram. Estamos cumprindo os condicionantes desta licença ambiental para que a gente possa dar início a obra", destacou.
O governo já contratou a empresa Lotufo Engenharia e Construções LTDA. por R$ 29,5 milhões para realizar o retaludamento do paredão no Portão do Inferno. Após a aprovação de todas as condicionantes pelos órgãos federais, a empresa terá um prazo de 120 dias para concluir o projeto, que prevê um novo trajeto para a pista, retirando o tráfego do atual viaduto, que apresenta graves problemas estruturais.
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) reforçou a fala do secretário de que as obras começarão assim que todas as exigências do processo forem aprovadas.