O governador Mauro Mendes (União Brasil) comentou nesta quarta-feira (14) sobre a pesquisa da Revista Exame que aponta um empate técnico entre os candidatos Eduardo Botelho (União Brasil) e Abílio Brunini (PL) na corrida pela Prefeitura de Cuiabá. Segundo a pesquisa realizada pela empresa 100% Cidades, em parceria com a Futura Inteligência, divulgada pela EXAME nesta terça-feira (13), Abílio aparece com 31,8% ante 31,5% de Botelho.
Leia também
Mendes diz que suposta trama do CV para matar prefeito e PM's assusta e volta a cobrar Congresso Nacional
Mendes, ao ser instado a comentar sobre os números, disse que o resultado especificamente desse levantamento, que aponta uma igualdade entre os principais concorrentes, é diferente de todas as outras pesquisas a que ele teve acesso. Diante disso, o Chefe do Executivo se disse surpreso e na razão de levantar dúvidas.
“Surpresa, né? [É a] primeira que eu vi assim. Eu nunca fui muito ligado a esse negócio de pesquisa. Respeito os institutos, eu respeito a metodologia, mas eu já vi várias pesquisas de vários institutos que nunca deram algo parecido com isso. Então me dá o direito de duvidar”, comentou o Chefe do Executivo.
A fala foi feita em entrevista coletiva na qual o governo estadual divulgou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no estado.
“Vários institutos, de várias matrizes, contrataram diferentes, algumas inclusive isentas, totalmente isentas, e não tem esse resultado. Então não vou comentar algo que na média vamos usar aquele critério, muito acima descarta, muito abaixo descarta, então essa está descartada”, completou Mendes ainda sobre a pesquisa.
A pesquisa
Segundo a pesquisa para intenções de voto em Cuiabá, Abílio Brunini tem 31,8%, seguindo de Eduardo Botelho (União Brasil): 31,5%; Lúdio Cabral (PT): 20,0%; Domingos Kennedy (MDB): 2,0%.
Considerando em eventual disputa de segundo turno, Eduardo Botelho sai vitorioso em todos os cenários no qual ele aparece na disputa.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o registro: MT-01287/2024. Ao todos, foram realizadas 600 entrevistas entre os dias 31 de julho e 3 de agosto, “usando a abordagem CATI (entrevista telefônica assistida por computador). A margem de erro é de 4,0 pontos percentuais para um nível de confiança de 95%”.