O município de Várzea Grande apresentou um crescimento na pontuação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2023 nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, reforçando os resultados positivos de uma série de investimentos realizados nos últimos quatro anos.
Leia mais
Aeronave cai em zona rural de Apiacás e mata empresário, netos, piloto e gerente de empresa; vídeos
Segundo os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a rede municipal de Várzea Grande atingiu uma média de 5,5 pontos, comparada à nota de 5,4 em 2021.
Nos anos finais do Ensino Fundamental, que englobam do 6º ao 9º ano, o desempenho também apresentou crescimento. A média do IDEB 2023 para a rede municipal foi de 4,4 pontos, comparada aos 4,3 de 2021. O resultado reflete os esforços contínuos em melhorar a qualidade da educação também nessa fase.
Esse avanço, segundo o prefeito e pré-candidato a reeleição Kalil Baracat (MDB), é resultado direto de um conjunto de ações estratégicas adotadas pela administração municipal. “Essa nota do IDEB se deve aos investimentos maciços dos últimos anos em infraestrutura física das escolas, aquisição de materiais didáticos atualizados, equipamentos tecnológicos, informatização das unidades, além de uma alimentação adequada e de qualidade para os estudantes. Também investimos fortemente na formação continuada dos professores e na realização de avaliações externas, fundamentais para a melhoria do ensino,” destacou Baracat
Desempenho das Escolas Municipais - Entre as escolas municipais de Várzea Grande que atendem os anos iniciais do Ensino Fundamental, a EMEB Profª. Marilce Benedita de Arruda obteve o melhor desempenho, com uma nota de 6,5 no IDEB 2023. Outras unidades também se destacaram, como a EMEB Profª. Rita Auxiliadora Campos Cunha (6,2) e a EMEB Profª. Irenice Godoy de Campos e Silva (6,1). Nos anos finais (do 6º ao 9º ano) se destacam a EMEB Faustino Antônio da Silva (4,8), EMEB Profª. Maria Barbosa Martins (4,8) e EMEB Prof. Paulo Freire (4,6).
Com os resultados alcançados, Várzea Grande demonstra o impacto positivo das políticas públicas e do investimento na educação básica. "Os números mostram que estamos no caminho certo, mas é essencial continuar melhorando e garantindo que todas as crianças e jovens tenham acesso a uma educação de qualidade," concluiu Kalil Baracat.