As obras do hospital municipal de Sinop seguem em ritmo acelerado. Nessa segunda-feira (02), mais 12 carretas chegaram na cidade para entregar 24 novos módulos no canteiro de obras, localizado entre os bairros Menino Jesus e Villa Itália. Com mais esta etapa, o processo de montagem entra na reta final.
Leia mais
Quatro anos depois, Abílio revisita Gazeta para debate e cumprimenta Dorileo
“Hoje foram entregues mais 24 módulos, chegando a aproximadamente 90% de montagem. Essa é a penúltima carga. A última, com 15 módulos, está prevista para a semana do dia 12 de setembro”, explicou o engenheiro responsável técnico pela obra, Charles Riffel.
Os módulos já vêm 80% prontos, com portas e janelas, vidros, parte hidráulica e elétrica. Planejado para atender os casos de baixa e média complexidades, o novo hospital terá 4,2 mil m² e está sendo construído em uma área de 8 mil m². Após a montagem, Charles detalha que o hospital passará pela parte de acabamento.
“Depois que a montagem da estrutura estiver finalizada, vamos avançar para a parte de acabamento, como a pintura”, lembrou.
A unidade, que foi projetada dando condições de ser ampliada verticalmente com mais um andar se necessário, contará com ambulatório de especialidades, salas de coleta, consultórios médicos, leitos de observação e internação, tanto pediátrico quanto adulto, salas de tomografia, raio-x, endoscopia e ultrassonografia, além de um centro cirúrgico e leitos de recuperação.
A construção ocorre no sistema modular, muito utilizado em todo o mundo para construções de alta resistência, e é marcada pela agilidade, pois os módulos são pré-fabricados na indústria e transportados e montados no local.
Além da agilidade, o formato modular também se destaca pela qualidade, durabilidade e conforto térmico, pois são 20 centímetros de isolamento nas paredes externas, gerando, a médio e longo prazo, uma economia considerável com a climatização do ambiente hospitalar.