Um levantamento realizado pelo jornal O Globo, com base em dados do Ministério da Saúde e das secretarias municipais de saúde, revelou que Cuiabá lidera o ranking de cidade brasileira com o maior tempo médio de espera por consultas e cirurgias eletivas no Sistema Único de Saúde (SUS).
Leia também
Mauro Mendes diz que "beiram a burrice ou o desconhecimento" afirmações de que o agronegócio provoca queimadas
De acordo com os números, os pacientes cuiabanos precisam aguardar, em média, 197 dias para serem atendidos em uma consulta médica. O tempo de espera para cirurgias eletivas também é o mais elevado do país, com 168 dias.
Na publicação, o jornal traz que a saúde da capital é um dos temas centrais dessa eleição. E diz que as críticas à atual gestão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), “vão do União Brasil, passando pelo PL e chegando ao PT”.
“Em um dos debates, Eduardo Botelho (UNIÃO) disse que um dos focos de sua gestão seria a redução das filas. Para isso, ele pretende investir em ações primárias, aumento da equipe de saúde da família e a criação de três policlínicas”, diz trecho da reportagem.
Lembra ainda que em meio a crise na saúde, Cuiabá chegou a sofrer intervenção do Estado na saúde do município. “Neste contexto, Lúdio, candidato do PT, promete ser o "prefeito da saúde" e acabar com a espera para o atendimento”, diz a publicação.
Conforme O Globo, o menor tempo de espera para consultas é registrado em Maceió (7,75 dias). Belém, com 7,95 dias, tem a menor média para a realização de exames. Recife, por sua vez, registra o menor tempo médio para as cirurgias eletivas, 4,79 dias.
Segundo O Globo, ranking das filas conta com dados de 17 capitais, já que Rio Branco (AC), Macapá (AP), Fortaleza (CE), Salvador (BA), João Pessoa (PB), Curitiba (PR), Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG) e Goiânia (GO) não responderam à solicitação do jornal.