Com o artilheiro do Cuiabá, Isidro Pitta, como titular, a seleção do Paraguai venceu o Brasil por 1 a 0 na noite desta terça-feira (10), em Assunção, no estádio Defensores Del Chaco, após nove anos sem superar a Amarelinha. A última vez que a Albirroja superou os brasileiros foi pela Copa América de 2015.
Leia mais:
Em sua segunda aparição pela seleção, centroavante do Cuiabá enfrenta o Brasil nesta terça
Esta foi a segunda vez que Pitta defendeu a seleção paraguaia. Ele estreou no dia 6, no empate sem gols contra o Uruguai. Em ambas as ocasiões, ele entrou nos duelos como titular.
No jogo de ontem, cujo placar foi definido com um golaço marcado por Diego Goméz aos 20 minutos, a atuação de Pitta foi regular. Apesar de não ter balançado as redes, Isidro deu trabalho para a dupla de zaga brasileira, composta por Marquinhos, do PSG, e Gabriel, do Arsenal. Ele deixou o campo aos 22 da etapa final, quando foi sacado por Alex Arce.
Com o resultado, válido pela oitava rodada das eliminatórias para a Copa do Mundo 2026, o Paraguai estacionou na sétima posição da tabela, com 9 pontos, colocação que classifica para a repescagem. O Brasil estacionou em quinta posição, empatado em pontos (10) com a Venezuela.
Vivendo a temporada com mais gols da carreira, os quais o levaram para defender a seleção pela primeira vez, Pitta marcou 21 gols em 48 partidas, anotando ainda duas assistências. Artilheiro do Cuiabá, o centroavante está no top 3 dos jogadores que mais anotaram gols no atual Brasileirão.
Após o intervalo da Data Fifa, Pitta vai se reapresentar ao elenco Auriverde para retomar a luta pela permanência do time. A volta do paraguaio está marcada para o dia 16, próxima segunda-feira, no confronto contra o Internacional, no Beira-Rio. O Dourado contará com a pontaria do paraguaio para reverter a má fase, já que se encontra atolado na penúltima posição com 22 pontos.
A última vez que os paraguaios superaram os brasileiros foi em 2015, quando eliminaram a Amarelinha da Copa América. A seleção brasileira foi eliminada nos pênaltis após empate por 1 a 1 no tempo normal. A vitória paraguaia veio após erros de Everton Ribeiro e Douglas Costas, que mandaram suas cobranças para fora. Os Albirrojos venceram por 4 a 3.