Os incêndios que estão ocorrendo na área rural de São José do Rio Claro estão impactando a saúde e a segurança dos alunos da Escola Municipal José Cezário de Castilho. Com isso, a prefeitura decidiu suspender as aulas presenciais da unidade por prazo indeterminado.
Leia também
Mauro cobra ações mais efetivas de Lula para combater incêndios em parques e aldeias indígenas
A medida foi recomendada pela Defesa Civil, que apontou que a fumaça e fuligem, somada à baixa umidade do ar, representam risco à saúde das crianças e dos profissionais da unidade.
No decreto publicado na edição desta quinta-feira (12) do Jornal dos Municípios, estabelece que a Secretaria Municipal de Saúde deve monitorar a comunidade escolar, com atenção especial às doenças respiratórias e outros causados pela fumaça.
“Considerando as intensas queimadas que assolam a zona rural do município, afetando a qualidade do ar e comprometendo a saúde dos alunos, professores e demais funcionários da Escola Municipal José Cezário de Castilho; considerando o agravamento das condições climáticas, com baixa umidade do ar, alta concentração de fumaça e outros poluentes, que representam um risco à saúde, principalmente de crianças e idosos. Decreta: Ficam suspensas, por prazo indeterminado, as aulas presenciais”, diz trecho da publicação.
São José do Rio Claro está em situação de emergência devido aos incêndios que ocorrem na zona rural da cidade desde o início de agosto. Além da fumaça, a população sofre com a estiagem prolongada, altas temperaturas e baixa umidade do ar.