Brigando por duas cadeiras na Câmara de Cuiabá, o Solidariedade reuniu nomes de destaque na chapa que agrupa 28 candidatos ao Legislativo Municipal. De acordo com o presidente do diretório do partido na Capital, o advogado Paulo Henrique Coelho Cruz, uma das cadeiras é dada como garantida ao candidato à reeleição Adevair Cabral, recém filiado à sigla, que busca seu quinto mandato. Na segunda vaga, o presidente da legenda acredita em pelo menos sete nomes competitivos.
Leia também:
Zidiel Coutinho lança oficialmente candidatura a vereador em evento com mais de mil pessoas em Cuiabá
Um dos favoritos e que já pontuou nas pesquisas internas do Solidariedade, é o advogado Zidiel Coutinho. Experiente, Zidiel já foi suplente de vereador e chegou a assumir cadeira na Câmara de Cuiabá no lugar do então presidente da Casa, Justino Malheiros (PV). No Parlamento, defendeu pautas voltadas à saúde e ao meio ambiente.
“O Zidiel já é conhecido e faz um trabalho muito bom. É um candidato de peso para ocupar a segunda cadeira, assim como outros candidatos do nosso partido”, salientou Paulo Henrique.
Segundo o presidente municipal do Solidariedade, Zidiel é um dos candidatos à altura de Adevair Cabral e com chances de não só se eleger, como de aglutinar votos para que o partido chegue a até uma terceira cadeira.
“O Solidariedade é um partido que está bem sintonizado com o projeto da majoritária, então temos uma expectativas muito boas para essas eleições”, reforçou o presidente.
Em 2024, a sigla foi a primeira a aderir ao projeto do líder nas pesquisas à Prefeitura de Cuiabá, Eduardo Botelho (UB). De acordo com Paulo Henrique, a chapa do Solidariedade está sintonizada com as propostas do candidato do União Brasil para garantir avanços estratégicos para a cidade, como na defesa da saúde, das mulheres, do meio ambiente e da educação.
Na chapa proporcional do SD, além de Zidiel, destacam-se nomes como Dillon Caporossi, Marco Aurélio Contador, Baixinha Giraldelli e Luiz Henrique Botelho.
QUEM É ZIDIEL COUTINHO
De família humilde, Zidiel Coutinho começou a trabalhar cedo. Ao longo da vida, exerceu funções como operador de fotocopiadora, vendedor de frango assado, gerente de lanchonete e vendedor de máquinas e equipamentos, além de ter sido apresentador.
Formou-se em Direito em 2003. Após a graduação, atuou como conciliador judicial por três anos antes de ingressar no serviço público através de concurso para o Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
Na política, Zidiel exerceu o cargo de assessor parlamentar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, onde acumulou ampla experiência legislativa. Posteriormente, ocupou a Subsecretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano por quase quatro anos.
Em 2016, conquistou 2.499 votos e tornou-se segundo suplente pelo Partido Verde (PV). Nessa legislatura, assumiu a vaga de Justino Malheiros na Casa e, apesar do pouco tempo em que exerceu o mandato, apresentou quatro projetos de lei, dos quais um foi aprovado.
Em 2020, lançou-se a vereador novamente. Sofreu as intempéries da pandemia de covid-19 e mesmo tendo passado por um infarto em decorrência da doença, não abriu mão do sonho de trabalhar pela população cuiabana.
Agora, mais maduro, o advogado se dedica novamente à campanha eleitoral, levantando a bandeira do desenvolvimento sustentável.