O governador Mauro Mendes (União) afirmou que os incêndios florestais ocorridos no Brasil não devem causar impacto negativo ao país no mercado internacional. Segundo o governador, a situação enfrentada pelo país também é vista em outras nações como Estados Unidos, México e países da Europa.
Leia também
Garcia critica legislação que afasta pantaneiros e defende alterações por deputados de MT: ‘não podemos deixar que alguém de Copacabana opine'
"Os incêndios estão acontecendo no Brasil inteiro. Os incêndios estão acontecendo no mundo inteiro. Os Estados Unidos estão pegando fogo, na Califórnia, em outros estados americanos, no México. Está pegando fogo na Europa em vários países. Então, se for prejudicado a imagem, não seria só de Mato Grosso, seria do mundo inteiro", afirmou.
Ao ser questionado se defenderia o confisco de terra aos produtores que cometessem incêndios, Mauro pediu cautela e destacou que, em muitos casos, os incêndios não são provocados por proprietários de terra.
"Seguramente, eu diria que nenhum produtor rural coloca fogo na sua terra. Aquele material seco na fazenda é um ativo, faz parte do processo produtivo", explicou.
Mendes comparou a situação de um comerciante que não destruiria seu próprio estoque, reforçando que os incêndios muitas vezes são causados por terceiros de forma irresponsável ou criminosa.
“Como você penalizará alguém que já foi penalizado por um incêndio causado por outra pessoa?”, questionou.