Levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Resultado (IPR), em parceria com o site
Olhar Direto, confirma o crescimento de Cláudio Ferreira (PL) na disputa pela Prefeitura de Rondonópolis. A uma semana das eleições, Paisagista lidera a corrida eleitoral com 32,34% das intenções de voto na modalidade estimulada, onde os eleitores são apresentados aos nomes dos candidatos.
Leia também
Júlio defende rapidez da prefeitura após operação e acredita na possível inocência de vereador preso
Cláudio Ferreira mantém uma vantagem de mais de cinco pontos percentuais sobre o segundo colocado, Thiago Silva (MDB), que aparece com 26,87%. Em terceiro lugar está Paulo José (PSB), com 19,90%, também registrando crescimento, mas em menor proporção. Enquanto Cláudio avança de forma significativa, Thiago, que liderava nas pesquisas anteriores, enfrenta uma queda acentuada, perdendo votos principalmente para Paulo José.
Além dos três principais candidatos, 5,22% dos entrevistados afirmaram que votarão em branco ou nulo, e 15,67% se disseram indecisos. Paulo José também lidera o índice de rejeição, com 24,38% dos eleitores afirmando que não votariam nele de forma alguma, em grande parte devido à associação com o atual prefeito José Carlos do Pátio (PSB).
No cenário espontâneo, onde os eleitores não são apresentados com uma lista de candidatos, Paisagista também lidera, com 23,63% das preferências, seguido por Thiago com 18,41% e Paulo José com 14,68%. Nesse formato, o número de indecisos é maior, chegando a 40,55%.
Quanto à rejeição, Thiago apresenta 5,22%, enquanto Cláudio tem 4,98%. A maioria dos entrevistados (51,99%) não rejeita nenhum candidato, o que pode indicar mudanças de voto até o dia da eleição.
A pesquisa foi realizada presencialmente em 15 bairros de Rondonópolis, entre os dias 22 e 25 de setembro, com 402 entrevistados, respeitando critérios de faixa etária, escolaridade, renda e gênero. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais, e o intervalo de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número MT-02093/2024.