Neste sábado (5), às 18h, a Arena Pantanal será o palco do oitavo duelo entre Cuiabá e São Paulo. Precisando pontuar a qualquer custo para tentar sair da degola, o Dourado, curiosamente, leva a melhor no retrospecto. O histórico é equilibrado, mas o Auriverde vai em busca de ampliar a diferença amanhã para começar a pensar na permanência.
Leia mais
Cuiabá recebe o São Paulo neste sábado e precisa iniciar sequência vitoriosa para evitar a queda
Das sete vezes que se enfrentaram, todas pelo Brasileirão, o Dourado venceu duas, perdeu uma e houve quatro empates, marcando sete gols e sofrendo seis.
O último encontro ocorreu na rodada 10 da atual temporada, ocasião em que o Dourado venceu por 1 a 0 no Morumbis e quebrou a invencibilidade de Zubeldia. O duelo aconteceu no dia 19 de junho.
Na temporada passada, um empate sem gols em São Paulo, pela rodada 35 e, na 16, vitória por 2 a 1 do Dourado na Arena Pantanal, com gols de Clayson e Pitta.
Em 2022, empate em 1 a 1 na casa auriverde, com Deyverson marcando de pênalti e Luisão deixando tudo igual, na rodada 25. Pela sexta fase, triunfo do tricolor por 2 a 1, com Calleri e Nikão marcando e Jenilson diminuindo.
Ano de estreia do Cuiabá na elite, 2021 teve outros dois encontros, ambos empatados. O primeiro em 2 a 2 no Morumbis, com Benites e Sara marcando por Tricolor e Gava e Elton diminuindo. Na volta, pela rodada 25, empate sem gols na Arena Pantanal.
O Dourado ainda tem 11 jogos para realizar no campeonato e, somente se bater os 23 pontos poderá permanecer em mais uma temporada. Atualmente com apenas 23 pontos, ocupa a 19ª posição, a sete de distância do Fluminense, primeiro time fora do Z-4. Ou seja, para começar a pensar na virada de chave, somente vencer, pelo menos duas vezes, interessa.
Eliminado da Libertadores para o Botafogo e da Copa do Brasil para o Galo, ambas nas quartas de final, o São Paulo agora mede todas as suas forças no Brasileirão. Quinto colocado com 47 pontos, vai em busca de entrar no G-4 e, possivelmente, brigar pelo título.