O candidato a prefeito Lúdio Cabral (PT) promete, caso eleito, adotar como estratégia a valorização e o respeito aos enfermeiros e enfermeiras da capital para, nas pavras dele, transformar a saúde de Cuiabá em referência nacional.
Leia também
Deputados aprovam LDO com receita de R$ 38 bilhões; RGA é projetada em 3,45%
Seu plano de governo prevê o pagamento do piso salarial, cumprir as leis de carreira e uma série de melhorias nas condições de trabalho dos mais de 14 mil profissionais que estão na linha de frente do atendimento à população.
Médico e especialista em gestão de sistemas de saúde, Lúdio destaca que a enfermagem é essencial para o funcionamento de um sistema de saúde eficiente e humano. Lúdio trabalha há 28 anos no sistema público de saúde como médico servidor tanto da Prefeitura de Cuiabá quanto do Estado, e propõe que seja feito o correto dimensionamento do número de profissionais para cada uma das unidades de saúde sob responsabilidade do município.
“Saúde pública se faz com valorização e reconhecimento, com condições dignas de trabalho. Precisamos cuidar de quem cuida da gente, então, valorizar os enfermeiros é valorizar a saúde pública de Cuiabá, afinal de contas, são esses profissionais que realizam o atendimento das pessoas", defendeu.
Como deputado estadual, Lúdio defende os direitos da categoria na Assembleia Legislativa. Em agosto deste ano, garantiu a revogação da lei nº 12.542/2024, que limitava o atendimento dos profissionais da enfermagem. Em abril, foi aprovado o Projeto de Lei nº 204/23, que determina condições adequadas para o repouso nos plantões.
“Nós visitamos várias unidades hospitalares e identificamos situações precárias em muitas delas. A aprovação desse projeto faz justiça aos trabalhadores da enfermagem, que não podem simplesmente repousar em um ambiente improvisado. É necessária uma estrutura adequada, porque eles precisam estar em boas condições de saúde para cumprir seu dever e prestar atendimento de qualidade aos pacientes”, pontuou.
Na Prefeitura, além de garantir recursos e estrutura adequada para o exercício pleno da atividade, Lúdio vai combater o assédio moral e qualquer tipo de violência e discriminação contra os profissionais.
Suas propostas incluem ainda políticas de saúde mental e capacitação permanente. "Eu conheço os problemas que esses profissionais enfrentam há anos, sei como resolvê-los e vou mostrar que é possível".
Líder da coligação “Coragem e Força pra Mudar”, o candidato projeta reabrir e construir novas policlínicas na capital, qualificando a atenção às urgências nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Leblon, Verdão e Pascoal Ramos. Para isso, se compromete em garantir escalas completas de profissionais de saúde nos plantões, evitando a sobrecarga de trabalho e proporcionando atendimento ágil e resolutivo aos cidadãos. (Com informações da assessoria)