Em sessão ordinária na quarta-feira (9), os deputados estaduais aprovaram em primeira votação o projeto de lei nº 1600/2024 de autoria do deputado estadual (Republicanos), Hugo Garcia, que institui o Programa Estadual de Irrigação (PROEI) e a política estadual de agricultura irrigada.
Leia mais
"Estamos acabando com o problema da falta de vagas de menores infratores", afirma governador durante entrega de Centro de Atendimento Socioeducativo
Elevar os níveis de produtividade das culturas, ampliar a produção de alimentos, reduzir os riscos e custeio do uso dos insumos por meio da irrigação sustentável é uma das ações previstas no projeto de lei. Deputado Hugo Garcia (Republicanos) explica que a iniciativa é uma atualização da lei 5.975/1992 do então deputado estadual Paulo Moura, que, já na época, se preocupou com a escassez hídrica e mudanças climáticas que hoje podem prejudicar a produtividade das safras no estado de Mato Grosso.
"Mato Grosso é o estado que pode ter a maior quantidade área irrigada do Brasil e do mundo, podendo chegar de oito a dez milhões de hectares de área irrigada. Nós temos quatro dos maiores aquíferos dentro do estado, ou seja, água têm, mas temos que utilizar de forma correta e sustentável. Esse projeto defende isso, a forma correta por meio de dados e o jeito certo de usar a água na agricultura", defendeu Garcia.
O PL da irrigação de Mato Grosso será analisado pelas comissões de Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e de Regularização Fundiária e irá ser submetido a segunda votação.