Campus do IFMT Cuiabá perdeu mais de 2 mil posições no ranking do Enem :: Notícias de MT | Olhar Direto

Olhar Direto

Sábado, 07 de dezembro de 2024

Notícias | Cidades

EDUCAÇÃO

Campus do IFMT Cuiabá perdeu mais de 2 mil posições no ranking do Enem

Foto: IFMT/Divulgação

Campus do IFMT Cuiabá perdeu mais de 2 mil posições no ranking do Enem
Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), os campus da baixada cuiabana do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) enfrentarão o desafio de reverter os resultados negativos dos últimos anos. 


Leia também
Maysa revela que não pediu voto para Botelho e que erro do candidato foi estar distante do povo


Os índices da prova do Exame, que será realizado nos dias 3 e 10 de novembro, mostram uma queda vertiginosa principalmente do campus Cuiabá nos últimos anos. 

Intitulado Octayde Jorge da Silva, o campus do IFMT Cuiabá era líder em nota do Enem entre os 18 campus da instituição em 2021, no início da atual gestão do campus. O campus tinha uma média total de 591,6 na prova nacional. 

Em dois anos, o campus Octayde Jorge da Silva viu o resultado positivo despencar: caiu de 1º para 5º lugar entre os campus e reduziu sua nota para 562,1, sendo o campus que mais perdeu nota no período. 

A gestão atual, na verdade, apresentou a continuidade de problemas que o campus vem enfrentando na última década. Os resultados no Enem caíram em todas as áreas de conhecimento e de redação nos últimos dez anos. 

Na última gestão, o IFMT regrediu de 596,8 em 2017 para 582,2 em 2020. Nas classificações gerais, o campus Octayde Jorge da Silva perdeu 2416 posições na comparação com o Brasil inteiro, 36 posições na comparação com todo o estado e 9 posições na comparação com outros campus do IFMT. 

Resultados negativos semelhantes teve o campus Bela Vista. Em 2021, o campus possuía a segunda melhor média entre os campus do IFMT na prova nacional. No último resultado, de 2023, o campus decaiu para a sétima média entre os campus. 

A queda dos Campus Bela Vista e do Campus Cuiabá é ainda maior se for levado em consideração o período de 10 anos do Enem. Em 2013, o IFMT Cuiabá ocupava a segunda colocação entre as médias e o IFMT Bela Vista a primeira. 

Exceção entre os campus da baixada cuiabana é o IFMT Várzea Grande, que ainda patina para conseguir melhores resultados. Os estudantes do campus tiveram a 11ª melhor nota em 2017. Em 2023, chegou ao 8º lugar entre os 18 campus do ranking.

Outro lado

Após a publicação desta reportagem, a assessoria do IFMT se manifestou com a seguinte nota:

Nota de Esclarecimento - IFMT Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva

O Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva vem a público manifestar-se acerca da reportagem veiculada nos jornais Hipernotícias e Olhar Direto, nos dias 12 e 13 de outubro, respectivamente, a respeito da referida queda da colocação dos alunos na nota do Enem no ano de 2023.

Primeiramente, nenhum representante do campus, seja professor, chefe de departamento ou a direção-geral, foi procurado e ouvido durante a elaboração da matéria.

Sobre os dados, a reportagem afirma que em 2023 o campus ficou com a nota de 562,1 no Enem. No entanto, não menciona que essa foi a segunda melhor nota de escola pública de Cuiabá. Nossa capital foi fortemente atingida pela pandemia e esteve entre as últimas cidades do estado a voltar à normalidade. Durante esse período, nossa instituição realizou o pleno suporte aos alunos, distribuindo material didático, cestas básicas e chips de internet, e disponibilizando o pagamento de Auxílio Inclusão Digital para a aquisição de notebooks e tablets.

Criou e mantém o curso "Aprender Juntos para o Enem", além do Programa de Monitoria Pedagógica e editais de projetos de ensino. Todas essas ações contam com apoio financeiro do campus para professores e alunos, seja na forma de bolsas ou auxílio-alimentação. Da mesma forma, as salas de aula foram reformadas e equipadas com a finalidade de oferecer melhores condições de ensino e aprendizagem.

Vale ressaltar que o IFMT tem como missão preparar o estudante para vida e para o trabalho. Como acréscimo, o empenho em conduzi-lo à aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio é uma preocupação que também permeia as ações da atual gestão.

O Campus Cuiabá se coloca à disposição dos veículos de comunicação para esclarecer todos os fatos apontados. Além disso, reforça o respeito aos servidores, em especial, aqueles da Base Comum, reiterando seu compromisso com uma educação de qualidade, pública, gratuita e inclusiva.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet