O Governo de Mato Grosso está articulando parcerias com organizações não-governamentais e iniciativa privada para ampliar área de proteção de onças no Pantanal. A iniciativa foi uma das agendas do governo na COP da Biodiversidade, em Cali, na Colômbia.
Leia mais
Incêndios na divisa entre MS e MT voltam a ameaçar Parque Nacional do Pantanal
O projeto foi apresentado pela ONG Panthera Brasil e visa criar um corredor de proteção aos animais para além do Parque Estadual Encontro das Águas, local de maior concentração de onças pintadas no mundo.
O vice-governador Otaviano Pivetta e a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, se reuniram com representantes da organização e afirmaram que o governo tem total interesse no projeto, já que não terá custo para o Estado, pois será uma unidade em terra pública, patrocinada pela iniciativa privada.
"Temos uma riqueza que não existe em nenhum outro lugar do mundo e aumentar essa área de proteção é interessante, principalmente para o turismo, já que a contemplação de onças no Pantanal atrai muitos turistas o ano inteiro. E essa parceria mostra que o governo de Mato Grosso quer garantir áreas de preservação ambiental, mas também que precisa que essa conta seja dividida com outros entes", afirmou o vice-governador.
"Por meio da Sema, o governo já apresentou uma carta de apoio ao projeto, o que deverá facilitar a busca de financiadores, já que será um refúgio garantido pelo Estado, colocando em prática o fundo Amigos da Floresta, criado pelo governo para receber financiamento, visando a implementação de unidades de conservação", completou Mauren.
O diretor da ONG, Ronaldo Morato, contou que a instituição já possui uma área próxima ao parque e que está buscando financiadores para adquirir mais áreas na região, formando um corredor de proteção para as onças.
"Toda essa área será doada ao Estado, para que se junte ao Parque Estadual Encontro das Águas, tornando-se um refúgio para os animais do Pantanal, em especial para as onças. Vemos o governo do Estado como um grande parceiro desse projeto, porque sempre demonstrou interesse em apoiar, o que será primordial para conseguirmos mais interessados", disse Morato.