Fato inusitado chamou atenção dos moradores e políticos no bairro Jardim Comodoro, em Cuiabá, na noite de quinta-feira (31). O vereador Luiz Fernando (UNIÃO) não deixou a Prefeitura de Cuiabá inaugurar uma praça do bairro que receberia o nome de Dona Eulália, falecida na segunda-feira (28). Quem esteve no ato confirmou que o parlamentar "inflamou" os moradores e impediu o descerramento da placa.
Leia mais
Pivetta diz que projetos de arborização cabem aos municípios e veta PL aprovado por deputados
De acordo com levantamento da reportagem, o vereador Luiz Fernando é autor da emenda para restauração da praça. No entanto, ao inaugurar o espaço, a Prefeitura de Cuiabá resolveu homenagear a figura ilustre da cidade que é reconhecida nacionalmente por conta do bolo de queijo e bolo de arroz.
Ao saber da situação, Luiz Fernando foi contra e até mobilizou alguns moradores e a liderança do bairro em negar inaugurar o espaço com o nome de Dona Eulália, falecida aos 90 anos. Os familiares da homenageada estavam no local e presenciaram o "barraco" promovido pelo vereador.
Para não deixar o barulho ser maior e nem constranger ainda mais os familiares, a primeira dama Márcia Pinheiro e o vice-prefeito José Roberto Stopa encerraram o evento sem descerrar a placa. Para não deixar passar em branco, foi sugerido que uma estátua de Dona Eulália seja construída em frente ao estabelecimento da família, no bairro Lixeira. Mas, devido ao pouco tempo de gestão Emanuel Pinheiro, não se sabe se a homenagem poderá ser inaugurada esse ano.
A reportagem entrou em contato com a assessoria do vereador Luiz Fernando, mas não teve uma reposta oficial sobre o ato promovido pelo parlamentar.
Vereador diz que Dona Eulália é digna de todas as homenagens
Luiz Fernando explicou que o que houve na inauguração da praça que levaria o nome da famosa cozinheira foi um mal-entendido entre fundadores do bairro e membros da prefeitura - os moradores sugeriram que o local recebesse o nome de Praça do Jardim Colorado e a prefeitura não quis ouvi-los.
"Eu não faria isso. Tenho foto de Dona Eulália na recepção do meu gabinete. Tinha imenso consideração e respeito por ela, pela história dela. Enviamos emenda paramentar de R$ 100 mil para a construção desta pracinha e ainda construímos uma academia ao ar livre com parquinho para as crianças. Dona Eulália é digna das mais ricas homenagens”, disse Luiz Fernando ao explicar que alguns fundadores do bairro, e não ele, entenderam que a praça deveria se chamar Praça do Jardim Comodoro.
“Em hipótese alguma eu faria uma coisa dessa. Eu só fui lá para tentar acalmar os ânimos das pessoas, principalmente de duas senhoras fundadoras do bairro e de um ex-presidente, que achavam que também deveriam ser homenageados e que, inclusive, sugeriram que o local se chamasse Praça do Jardim Colorado”, relatou o vereador. “E eu entendo que eles não estão desrespeitando a Dona Eulália, ao contrário, eles reconhecem a grandeza dela, porém eles também fizeram muito pela construção da região, eles também deixaram um legado. Por isso eles entendem, que além dela, eles também deveriam ser considerados na homenagem. Mas isso são eles, eu não opinei em nada, apenas estive lá para tentar amenizar a situação”, afirmou.
“Peço desculpas aos familiares de Dona Eulália por esse mal-entendido e reforço meu profundo respeito e carinho por ela e por sua família. Dona Eulália merece uma homenagem que realmente represente seu legado, e continuarei empenhado para garantir que isso aconteça, de forma justa e digna”, proferiu Dr. Luiz Fernando ao reiterar que está à disposição dos moradores para juntos, buscar uma solução que atenda aos anseios da comunidade, sempre com respeito e diálogo.