Mais de 67 mil pessoas farão Enem em Mato Grosso no próximo domingo; Cuiabá terá linhas de ônibus reforçadas :: Notícias de MT | Olhar Direto

Olhar Direto

Quinta-feira, 05 de dezembro de 2024

Notícias | Educação

CONFIRA DICAS

Mais de 67 mil pessoas farão Enem em Mato Grosso no próximo domingo; Cuiabá terá linhas de ônibus reforçadas

Foto: Agência Brasil

Mais de 67 mil pessoas farão Enem em Mato Grosso no próximo domingo; Cuiabá terá linhas de ônibus reforçadas
O Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), prova fundamental para garantir a entrada da população brasileira nas universidades públicas do Brasil, começa no domingo (3), em seu primeiro dia de aplicação, com questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, língua estrangeira escolhida na inscrição (inglês ou espanhol), além de redação. Em Mato Grosso, mais de 67,6 mil pessoas farão o exame.


Leia mais
Seduc divulga lista de estudantes aprovados para ingresso nas escolas estaduais militares;  veja nomes


Cada participante recebeu o Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Página do Participante, com as informações referentes ao local de prova, horário de abertura e fechamento dos portões. 

É importante saber como chegar ao local, e se possível, visitar antes da prova. Os portões em Mato Groso serão abertos às 11h, e fechados às 12h. O início da aplicação ocorrerá às 12h30 e o encerramento às 18h. No entanto, é importante atentar-se que o exame segue o horário de Brasília.

Os candidatos devem ficar atentos e conhecer o trajeto para o local de prova, afim de evitar possíveis atrasos e correr o risco de ficar de fora da aplicação do exame. 

Em decorrência do Enem, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), instituiu a tarifa social, no valor de R$ 1, para o domingo de prova. 

A medida entrará em vigor à 0h01 do dia 3 de novembro e será válida até 23h59 da mesma data. A normativa foi publicada em edição suplementar da Gazeta Municipal na quinta-feira (31). 

Outra medida já anunciada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), será a disponibilização de ônibus extras para atender os candidatos que participarão do processo seletivo.

As linhas de ônibus que serão reforçadas são 605, 711, 517, 311, 313 e 308, garantindo acesso a todos os locais de realização das provas. No total, quinze veículos estarão posicionados em pontos estratégicos da capital, como nos terminais CPA I, II e III, Pedra 90 e Osmar Cabral, entre outros.

A Semob também monitorará e ajustará as operações de transporte público conforme necessário, assegurando que o Enem transcorra com sucesso para todos os candidatos da cidade. Além disso, agentes de trânsito estarão presentes nos locais das provas para garantir a fluidez do tráfego.

Também é indispensável a apresentação da documentação de identificação oficial, que pode ser:
  • Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997;
  • Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017;
  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata o Decreto nº 9.277, de 5 de fevereiro de 2018;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe que por lei tenha validade como documento de identidade;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet