A Seleção Brasileira tem pela frente mais duas missões pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026, e terá dois mato-grossenses em ambas: o cuiabano Igor Jesus, do Botafogo, e o Rondonopolitano Vanderson, do Mônaco. Eles estarão no elenco que enfrentará a Venezuela no dia 14 de novembro, em Maturín. Depois, no dia 19, o Uruguai na Fonte Nova, em Salvador. Os jogos são válidos pelas rodadas 11 e 12.
Leia mais
Com mato-grossenses titulares, Brasil supera o Peru de goleada pelas Eliminatórias
Nesta sexta-feira (1), o técnico Dorival Júnior apresentou os novos convocados. Dentre as novidades, destaque para ausência do atacante Endrik, do Real Madrid, e de Neymar, no Al-Hilal, e a convocação do zagueiro Murilo, do Norttingham Forest, da Inglaterra, e de Jesus e Vanderson.
Esta poderá ser a terceira e quarta vez que Igor Jesus entrará em campo pela Amarelinha. Na primeira, foi o autor do gol que empatou o jogo contra o Chile, numa bela cabeçada. Já Vanderson foi convocado pela terceira vez e estreará como titular. Ele já atuou em 14 minutos pelo elenco principal. Aparição positiva de Jesus contra os chilenos garantiu convocação contra o Peru, jogo em que Vanderson também teve desempenho compacto e regular, com pouquíssimos erros defensivos.
Vanderson foi revelado pelo Grêmio e hoje se destaca pelo Mônaco da França. Ele foi testado pelo técnico Dorival Júnior como titular no lugar do experiente Danilo, que esteve presente nas últimas duas Copas do Mundo e é o dono da posição há cinco anos.
Vanderson já entrou em campo duas vezes pela Seleção, ambas no segundo tempo. A estreia foi nos acréscimos do amistoso contra Guiné, em junho de 2023, sob o comando de Ramón Menezes. Depois, em setembro do ano passado, ganhou chance no segundo tempo da partida contra o Peru, com Fernando Diniz, totalizando 14 minutos em campo.
Já a estrela de Igor Jesus tem brilhado. Revelado pelo Coritiba, foi para os Emirados Árabes, defendendo o Al Ahli, onde se tornou ídolo e foi até chamado para se naturalizar. Porém, ele preferiu seguir os caminhos da seleção brasileira. Voltou para o Botafogo neste ano e se destacou na artilharia do Glorioso.
O desempenho chamou atenção de Dorival, que o convocou e, agora, aposta na sua qualidade para, eventualmente, disputar a posição de centroavante com o jovem Endrik.
O Brasil cumpre dois jogos em sequência nesta parada da Data Fifa. Visita os Venezuelanos no dia 14, às 18h em Manturín. Depois recebe o Uruguai na Arena Fonte Nova, às 20h45.
Após golear o Peru por 4 a 0 no Mané Garrincha, a Canarinho saltou da sexta para a quarta posição, somando 16 pontos, distante seis da líder e principal rival, Argentina.
A Venezuela ocupa a oitava posição, com onze pontos. Já os uruguaios estão na terceira posição, uma na frente do Brasil, com os mesmos 16 pontos, chegando de goleada por 6 a 0 contra a Bolívia e derrota para o Peru.
Assim Dorival definiu os atletas que defenderão a Amarelinha: Goleiros: Bento (Al-Nassr), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras): Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco), Abner (Lyon) e Guilherme Arana (Atlético-MG): Zagueiros: Eder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Murillo (Nottingham Forest) Meio-campistas: André (Wolverhampton), Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), Lucas Paquetá (West Ham) e Raphinha (Barcelona) Atacantes: Estêvão (Palmeiras), Igor Jesus (Botafogo), Luiz Henrique (Botafogo), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Manchester City) e Vinicius Junior (Real Madrid).