Como todo esporte coletivo, todas as posições no campo de disputa são importantes para sucesso de uma equipe — no futebol, não é diferente. Todavia, não há como negar que os jogadores goleadores costumam ter um papel de destaque maior nos clubes nas seleções de seus respectivos países.
Os atacantes, portanto, sempre têm uma grande responsabilidade, por serem seus gols que ganham partidas, troféus e tornam os times fortes aos olhos dos torcedores e das casas de apostas. E entre os atacantes mais fortes da história estão certamente os da Seleção Brasileira, que, não surpreendentemente, está sempre entre as principais candidatas a vencer a Copa do Mundo ou a Copa América de acordo com as
probabilidades de futebol.
Dessa forma, a seguir, revisitemos os cinco maiores goleadores de todos os tempos da Seleção Brasileira, uma camisa de muitas glórias e de grandes feitos no futebol, revelando para o mundo alguns dos maiores jogadores de todos os tempos!
5. Zico
Ídolo máximo do Flamengo e um dos maiores camisas 10 que o mundo do futebol já testemunhou, Zico foi um meia-atacante nato em seus tempos de jogador profissional, sendo considerado um fantástico finalizador e excelente passador ao mesmo tempo.
Seu faro de gol não só rendeu inúmeros títulos à torcida rubro-negra do Flamengo, como também o credenciou a disputar três Copas do Mundo com a camisa canarinho do Brasil: 1978, 1982 e 1986.
Zico atuou em 71 partidas atuando pelo Brasil, marcando 48 gols e deixando um enorme legado para as próximas gerações que vieram assumir a mítica camisa 10 da Seleção Brasileira.
4. Romário
Em qualquer discussão de maiores atacantes de todos os tempos no futebol, Romário quase sempre é citado entre os melhores. Com forte personalidade dentro e fora dos gramados, ele próprio se define apenas
abaixo de Pelé e Maradona, em qualidade futebolística.
Declarações pessoais à parte, o fato é que o “Baixinho” merece (e muito) o status de lenda global do esporte. Já que, além de ter brilhado na maioria dos clubes que defendeu na carreira, incluindo o Barcelona, Romário foi peça fundamental no tetracampeonato mundial da Seleção Brasileira, em 1994.
Dessa maneira, a sua conhecida frieza dentro da pequena área e a extrema categoria para finalizar, renderam-lhe 56 gols em 70 partidas disputadas com a camisa verde e amarela.
3. Ronaldo
Pesadelo de muitos zagueiros do futebol mundial, Ronaldo não ganhou o apelido de “Fenômeno” à toa. Extremamente rápido, explosivo, técnico e com um poder de finalização muito acima da média, Ronaldo escreveu lindas páginas no futebol mundial.
Sendo que muitas dessas belas páginas são dos tempos de “R9” com a camisa da Seleção Brasileira.
Em 2002, quando foi o artilheiro da Copa do Mundo e protagonista na conquista do pentacampeonato mundial do Brasil após encarar uma grave lesão no joelho, Ronaldo provou mais uma vez porque não há melhor definição que a palavra “Fenômeno” para ele.
Sendo que, ao todo, Ronaldo conseguiu balançar as redes adversárias em 62 oportunidades com a camisa canarinho, em 98 partidas oficiais disputadas.
2. Pelé
Simplesmente o “Rei do Futebol”, assim se define Pelé. Dos pés descalços nas ruas da pacata Três Corações (Minas Gerais), sua cidade natal, ao posto de
maior atleta do século XX, o eterno camisa 10 do Santos levou o nome do Brasil por onde passou.
À frente de seu tempo, com uma capacidade física e técnica de “outro mundo”, Pelé reinou no futebol profissional de alto nível por pelo menos 15 anos, sendo o único atleta da história a ter conquistado três Copas do Mundo como jogador: 1958, 1962 e 1970.
Além do tricampeonato mundial com a Seleção Brasileira, Pelé foi por muito tempo o maior goleador da história do Brasil, com incríveis 77 gols anotados.
1. Neymar
Único jogador em atividade dessa seleta lista, Neymar se tornou um dos jogadores mais importantes do futebol mundial, sendo a referência técnica de sua geração na Seleção Brasileira.
Neymar é dono de um talento realmente diferenciado, indo muito além de sua brilhante capacidade de vencer os adversários em duelos no “um contra um”. Já que a sua genialidade nos gramados, também o permite ser um grande assistente e um brilhante goleador.
Em 125 partidas disputadas como a camisa da Seleção Brasileira, Neymar conseguiu marcar 79 gols, se tornando o maior goleador da história do Brasil. E, convenhamos, superar Pelé em número de gols pela Seleção Brasileira é para muito poucos jogadores!