Dois lados opostos na tabela, com destinos diferentes, Botafogo e Cuiabá se enfrentam às 15h30 deste sábado (9), no Nilton Santos, pela rodada 33 do Brasileirão. Visando defender a folga na liderança, absoluta, o Fogão deve entrar com força quase total, já que tem apenas dois desfalques. O objetivo é se aproximar cada vez mais do tricampeonato brasileiro. À beira do 'abismo', o Dourado vai para mais um tudo ou nada e terá muita dificuldade de segurar o tabu de não perder no Engenhão há cinco anos, desde 2019.
Leia mais:
Arthur Jorge tem um time completo à disposição, com baixas dos atacantes Nascimento e Jeffinho, lesionados já há um bom tempo. Favorito absoluto no confronto, o Glorioso terá apenas que administrar a ansiedade de uma conquista próxima para não ser afetado em campo. Essa missão, contudo, não será de toda árdua, já que o adversário tem vivido maus bocados, e fazendo aparições ruins.
A dificuldade será para furar a marcação auriverde, que, mais uma vez, entrará retrancada e fechada com linhas baixas, em postura extremamente defensiva.
Os auriverdes de Bernardo Franco chegam em situação desesperadora: são quatro jogos sem triunfar, assistindo os rivais diretos lograrem êxito na luta contra o Z-4. Em desvantagem de sete pontos para o Bragantino, último time acima da degola, o Dourado sabe que não encarar o Botafogo com as linhas altas para não se expor e ser goleado.
Soma-se a isso as três importantes baixas do time: o volante Fernando Sobral, o zagueiro Alan Empererur e o meia atacante, Gustavo Sauer.
Eis a missão, portanto, que o time terá para evitar seu primeiro rebaixamento desde que acessou a elite, em 2021.
Escalações
Possível Botafogo – Arthur Jorge: John, Vitinho, Bastos, Barboza e Telles; Gregore, Freitas e Almada; Savarino, Luiz Henrique e Jesus.
Provável Dourado – Bernardo Franco: Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Alves e Ramon; Filipe Augusto, Denilson e Fernandes; Lacerda, Clayson e Pitta.
Retrospecto
O retrospecto, apesar de positivo para o Auriverde, destoa da realidade vivenciada no atual momento da temporada. Enquanto o Dourado está em penúltimo com apenas 28 pontos com mais de 97% de chances de cair, o Fogão briga pelos troféus do brasileiro e da Libertadores.
Até aqui, foram oito confrontos. No total, quatro triunfos do Cuiabá, três derrotas e um empate, marcando sete gols e sofrendo seis.
Arbitragem
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (Fifa-PE)
Auxiliares: Eduardo Gonçalves da Cuz (MS) e Schumacher Marques Gomes (PB)
VAR: Wagner Reway (Fifa-ES)