O governador Mauro Mendes (União) disse que não vai mais perder o seu tempo discutindo possíveis alterações na lei do Transporte Zero. Ele ressaltou que o assunto já está resolvido e que no momento sua intenção é se concentrar em outros problemas do estado ao invés de concentrar suas energias em assuntos solucionados.
Leia também
Abilio nega 'demissão em massa' e diz que secretária de Saúde desligará apenas comissionados: "é natural"
“Não perco o meu tempo com problema resolvido. Esse problema já está resolvido. A gente não pode ficar criando problemas novos para problemas resolvidos. Nós temos aí dezenas e centenas de problemas ainda a serem resolvidos. Eu espero que todos compreendam”, ressaltou durante entrevista à imprensa na última semana.
O tema foi trazido à tona novamente após deputados que apoiam a candidatura de Abilio Brunini (PL) a prefeito de Cuiabá, no segundo turno, terem proposto a revogação da lei, atendendo ao pedido do liberal.
No entanto, o adversário de Abilio, Lúdio Cabral (PT) reagiu e descobriu que a proposta derruba apenas a votação de uma matéria que “flexibilizou” a proibição permitindo a pesca de mais de 100 espécies de peixes e proibindo outras 12, o que tornaria a pesca totalmente vetada no estado, como era previsto no texto original do Palácio Paiaguás.
Por isso, apresentou um substitutivo integral ao texto e pediu sua tramitação em urgência urgentíssima para acelerar sua votação. A decisão foi revista a pedido do presidente da Comissão de Meio Ambiente, Carlos Avallone (PSDB).
Ele propôs que o tema fosse discutido em audiências públicas antes de ser votado no plenário.
O presidente do Observatório da Pesca, Wilson Santos (PSD) destacou que o questionamento da lei continua em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF) e que a proposta abraçada pelos aliados de Abilio era mal feita e tem intenção apenas eleitoreira e, devido a essa confusão, apresentou outro substitutivo derrubando todas as leis referente ao tema.