Tião da Zaeli promete interferência direta na gestão do DAE e concessão dos serviços de água em Várzea Grande :: Notícias de MT | Olhar Direto

Olhar Direto

Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

Notícias | PodOlhar

NO PODOLHAR

Tião da Zaeli promete interferência direta na gestão do DAE e concessão dos serviços de água em Várzea Grande

Tião da Zaeli promete interferência direta na gestão do DAE e concessão dos serviços de água em Várzea Grande
O vice-prefeito eleito de Várzea Grande, Tião da Zaeli (PL), anunciou que terá uma atuação direta na gestão do Departamento de Água e Esgoto (DAE) do município. Em entrevista ao PodOlhar, Tião destacou a importância de melhorar o abastecimento de água e o saneamento básico para o desenvolvimento local e afirmou que pretende seguir um modelo de concessão pública semelhante ao implementado em Cuiabá, onde os serviços de água são operados por uma empresa privada.


ASSISTA A ÍNTEGRA DO PODOLHAR COM O VICE-PREFEITO ELEITO DE VÁRZEA GRANDE, TIÃO DA ZAELI:


De acordo com Tião, a falta de infraestrutura de saneamento e abastecimento de água compromete o crescimento de Várzea Grande, afastando empreendimentos e impactando a qualidade de vida dos moradores. “Existem vários empreendimentos que foram impedidos de se instalarem por falta de água e por falta de esgotamento sanitário”, explicou. Ele ressaltou que pretende enfrentar os desafios do DAE, inclusive no que diz respeito a recentes denúncias de irregularidades, como o cancelamento de contas sem pagamento efetivo e a falta de entrega das faturas a cerca de 40% da população.

O vice-prefeito eleito criticou a dependência de caminhões-pipa para o abastecimento de água em Várzea Grande, chamando a situação de “coisa de Nordeste” e lamentando que uma cidade situada próxima a um rio enfrente essa carência. Para Tião, a concessão do serviço, nos moldes do que ocorre em Cuiabá, é uma alternativa viável para resolver o problema de forma mais eficiente. Ele destacou o sucesso da gestão privada na capital, mencionando que hoje Cuiabá oferece água 24 horas por dia para seus moradores. “Não é fazer mágica, não é inventar a roda. Está aqui, do lado do Cuiabá deu certo, tem que dar certo do lado de Várzea Grande também”, afirmou.

Tião ressaltou a urgência de ações para melhorar o abastecimento já no primeiro ano da nova gestão e planeja um diálogo próximo com os servidores do DAE para aumentar a produtividade. Ele afirmou que a concessão pública, uma vez efetivada, deve começar a mostrar resultados significativos em até dois anos.

O futuro vice-prefeito também enfatizou que será necessário identificar e eliminar interferências políticas ou de terceiros que possam prejudicar a operação do DAE, com o objetivo de garantir que a água tratada chegue à casa dos cidadãos de Várzea Grande sem obstáculos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet