O crescimento das áreas de ocupação irregular e a desigualdade urbana foram expostos em dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na última sexta-feira (8), que revelou que o estado de Mato Grosso possui 58 favelas ou comunidades urbanas, com uma população de 81.895 pessoas vivendo nessas condições. Cuiabá, a capital, concentra a maior parte desses territórios, com um total de 47 comunidades.
Leia mais
Inteligência da Sesp investiga denúncia de que CV estaria financiando compra de votos na Mesa Diretora
Conforme o site geográfico, na capital, bairros como Pedra 90, Tijucal, Pedregal, Três Barras e Residencial Coxipó são consideradas favelas. (
Veja a lista completa no fim desta matéria).
A lista cita ainda os bairros considerados favelas em mais quatro cidades de Mato Grosso, sendo Rondonópolis, Várzea Grande, Cáceres e Sinop.
Favela ou comunidade urbana, de acordo com o IBGE, é um conjunto de domicílios com, no mínimo, 51 unidades, que ocupa, de maneira desordenada e densa, terreno de propriedade alheia pública ou particular e que não possui acesso a serviços públicos essenciais, ou tem esses serviços de forma precária, como: iluminação elétrica pública e domiciliar, abastecimento de água, esgotamento sanitário, sistemas de drenagem e coleta de lixo regular. Nesses locais, há predominância de domicílios com insegurança jurídica da posse e infraestrutura autoproduzida.
Veja
Favelas ou comunidades urbanas em Cuiabá
- Passaredo
- São João Del Rey (3 favelas)
- Santa Laura
- Praeirinho
- Paraíso
- Parque das Águas Nascentes
- Três Barras
- Pedregal
- Dom Bosco
- Residencial Coxipó
- Altos da Serra
- Antônio Dias
- Centro América (2 favelas)
- Residencial Jonas Pinheiro
- Córrego Vassoural
- Despraiado
- Jardim 1º de Março (2 favelas)
- Jardim Mariana
- Jardim Mossoró
- Jardim São Paulo
- Jardim Ubirajara
- Jardim Umuarama
- Jardim Vitória
- Loteamento Sampaio
- Nova Esperança
- Novo Milênio
- Novo Paraíso
- Parque Atalaia
- Parque Cuiabá (2 favelas)
- Parque Nova Esperança I
- Pedra 90 (3 favelas)
- Ribeirão do Lipa (3 favelas)
- Cohab São Gonçalo
- Serra Dourada
- Sol Nascente
- Tijucal
- Vila Verde
- Wantuil de Freitas
Favelas ou comunidades urbanas em Várzea Grande
- Lagoa do Jacaré
- Lagoa da FEB
- Vila Vitória
- Mapim
- Capão Grande
- Jardim Esmeralda
Favelas ou comunidades urbanas em Rondonópolis
- Jardim Itapuã
- Vila Amizade
- Vila Mamed
Favela ou comunidade urbana em Sinop
- Jardim do Ouro
Favela ou comunidade urbana em Cáceres
- Jardim Imperial
Perfil das favelas em Mato Grosso
Mato Grosso tem 19,9 km² de extensão territorial com favelas e 4.104 habitantes por km² em favelas. Segundo os dados, 2,24% da população reside em favelas no Estado. Atualmente, há 31.763 domicílios em favelas. Nas favelas mato-grossenses, 18,2% dos habitantes são brancos e 81,4% são pretos e pardos.
A nível Brasil, ainda de acordo com o IBGE, a população das favelas são pessoas mais jovens do que do país como um todo. A idade média dos moradores de favelas é 30 anos.
Sobre cor ou raça, pardos representam 56,8% e pretos 16,1% e brancas 26,6% das favelas. Entre os 958.251 estabelecimentos, 7.896 eram de ensino, 2.792 de saúde e 50.934 estabelecimentos religiosos. Os dados apontam que a população que mora em favelas cresceu na última década e chegou 16,4 milhões de pessoas, 8,1% do total de brasileiros. Há 12 anos, em 2010, eram 11,4 milhões de moradores em favelas, 6% do total.