O senador Jayme Campos (União) defendeu uma análise criteriosa sobre um eventual projeto de anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), citado em investigações sobre um suposto envolvimento em tentativa de golpe após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022.
Leia também
"É uma cobrança da sociedade e um esforço integrado", afirma Botelho sobre pacote de combate ao crime organizado
Jayme apontou que a discussão do tema é relevante e sugeriu que pode envolver a tramitação de um projeto de lei ou até mesmo uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC).
"Esse tem que ser feito, um projeto, a verdade é essa. [...] Eu acho que é uma matéria, um assunto muito importante. Eu acho que o Bolsonaro, por si só, não tem nenhum envolvimento nesse caso, não acredito. Mas de qualquer forma, nós temos que aguardar", afirmou.
Ele reforçou sua posição de que as acusações de golpe contra Bolsonaro ainda precisam ser esclarecidas, mas reconheceu que as recentes operações da Polícia Federal podem enfraquecer o argumento em favor da anistia.
"Vamos ser muito honestos aqui, na medida que realmente, tudo o que estão dizendo, esses levantamentos, essas prisões, o inquérito já foram concluídos com 870 e tantas páginas, tiver um fundo de verdade, não deixe de enfraquecer. Todos nós apostamos na democracia plena, apostamos nas instituições brasileiras, e, sobretudo, na certeza de que nós temos que construir um estado de democracia e direito sólido, sempre defendendo a democracia plena em nosso país", disse.