O deputado estadual Max Russi (PSB) manifestou preocupação com a decisão do governador Mauro Mendes (União) de extinguir a Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat). Embora reconheça a necessidade de ajustes na autarquia, Russi alertou para os riscos de enfraquecer o setor mineral no estado.
Leia também
Câmara pode encerrar legislatura sem votar LOA; Abilio deve reenviar projeto só em janeiro, quando tiver ampla maioria
A extinção da Metamat, aprovada pelo Governo do Estado, promete gerar uma economia de R$ 47,5 milhões anuais. De acordo com o secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, os recursos serão destinados a áreas prioritárias como saúde e educação. Com o fechamento da autarquia, suas funções passarão para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), sob a liderança do secretário César Miranda.
Max Russi, no entanto, defendeu que a mineração é estratégica para o desenvolvimento de Mato Grosso e deveria ser priorizada com políticas públicas específicas. Para ele, a mineração, quando realizada dentro das normas ambientais, tem o potencial de impulsionar a economia em regiões onde o agronegócio não é predominante.
"É um setor que gera emprego, renda e desenvolvimento. Desde que feita de forma correta, a mineração tem um enorme potencial. Nosso estado foi descoberto e explorado por meio da mineração, e precisamos avançar na direção de uma mineração sustentável."
Críticas e sugestões
Embora critique a gestão anterior da Metamat, que segundo ele não atendia às expectativas, Russi acredita que a solução não é a extinção do órgão, mas sim o redirecionamento de suas atividades. Ele sugeriu que a companhia deveria focar no fortalecimento de áreas como a exploração de calcário, ouro, diamante, ferro e cobre.
"Talvez a forma como a Metamat vinha sendo usada realmente não era adequada. Mas há outras formas de resolver isso, como mudar o foco para o fortalecimento da mineração em municípios com economias exauridas."
O parlamentar afirmou que tratará diretamente com o governador sobre a criação de políticas públicas que garantam o fortalecimento do setor mineral. "Eu já conversei com o governador. Ele reconhece que a mineração é importante e está estudando formas de fortalecê-la por meio da adjunta de desenvolvimento. Vou acompanhar de perto para garantir que isso aconteça".