O comandante-geral da Polícia Militar, Fernando Tinoco, transferiu o coronel Zaqueu Barbosa para reforma. Ele faz tratamento médico depois que ficou paraplégico em decorrência de um acidente enquanto praticava ciclismo, na BR-364, próximo ao Sinuelo, em Cuiabá.
Leia também
Coronel Zaqueu faz fisioterapia após ficar paraplégico em acidente envolvendo bicicleta e carreta
A informação consta no Diário Oficial desta sexta-feira (6), assinado pelo governador Mauro Mendes (União). Zaqueu Barbosa foi comandante-geral da Polícia Militar, mas deixou o cargo após o escândalo da “Grampolândia Pantaneira”. Ele foi absolvido pelos crimes em segunda instância.
“O governador do estado de Mato Grosso e o comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, no uso de suas atribuições legais, e fundamentado nos artigos 42, § 1º e 142, §3º, inciso X, da Constituição Federal, e Art. 144 da Constituição Estadual, bem como nos artigos 4º, inciso II, alínea b), art. 5°, art. 150, inciso II, art. 152, resolvem Transferir, “ex offício” da reserva remunerada para reforma, com proventos integrais, o Sr. Zaqueu Barbosa”, diz trecho da publicação.
Tal como a passagem para a reserva remunerada, o militar reformado permanece na inatividade, recebendo seus vencimentos. Contudo, fica dispensado de convocação para o serviço militar a partir de agora.
Em sua página no Instagram, o ex-comandante-geral publica a sua rotina com os tratamentos de fisioterapia. Ele também se curou de um câncer.
“Zaqueu venceu um câncer. E estar paraplégico não faz dele um coitado. Acidentes acontecem. E, como sempre, vai superar, vai ser um paratleta e está se preparando para isso. A paraplegia não tira sua postura e capacidade de ressignificar sua vida. Colou grau recentemente e foi convidado a palestrar, por uma instituição de ensino. A vida segue. Zaqueu segue dando exemplo", disse a esposa dele, dias após o acidente.