Enquanto a Câmara Municipal de Cuiabá realizava sessão extraordinária nesta segunda-feira (23), o prefeito eleito Abilio Brunini (PL) compareceu à Casa de Leis durante a discussão sobre projeto de resolução que visava alterar o regimento interno e instituir voto secreto na eleição da Mesa Diretora, no dia 1º de janeiro.
Leia também
Assembleia aprova recomposição tributária aos municípios afetados pela extinção do Fethab Diesel
A proposta, apresentada nesta segunda-feira pela própria Mesa Diretora, gerou revolta entre os parlamentares, pois não teria sido divulgada com antecedência de 24 horas, conforme exigido pelo regimento.
Segundo Abilio, essa é uma tentativa do atual presidente da Casa, Chico 2000 (PL), de conseguir votos para a sua chapa. Apesar de correligionários, Chico enfrenta a chapa de Paula Calil (PL), lançada à presidência com o apoio do futuro prefeito.
“Seria muito natural se essa votação acontecesse no meio do ano e tudo mais, não vejo nada de mais se é secreto ou não a votação. Lá em Brasília é assim e na Assembleia Legislativa também é. Agora, quando você percebe essas artimanhas na véspera da eleição da Mesa, é uma articulação do próprio presidente da Câmara, buscando uma tentativa de recondução possivelmente e tentando conseguir os votos de uma forma ou de outra, mas não tem problema não”, disparou o prefeito.
“Esse tipo de condução do parlamento não pode continuar. Acho que existe uma necessidade de ter previsibilidade da pauta para que os vereadores possam apreciar aquilo que vai ser votado. Até para saber se não tem nenhuma pegadinha, se só tem isso mesmo, para estudar e conversar com seu jurídico. As pautas, principalmente no regimento da Câmara, ela fala que tem que ter uma previsão de pelo menos 24 horas. E de repente, do nada, aparecem algumas pautas na sessão. Esse tipo de condução é um pouco prejudicial à imagem do próprio Parlamento. Então a minha visão é que isso precisa mudar”, completou.
Para Abilio, a tentativa de promover essa mudança no apagar das luzes e às vésperas da eleição da Mesa, demonstra que Chico e demais parlamentares, “principalmente os que perderam as eleições municipais, vão tentar a recondução do projeto deles na continuidade da Câmara Municipal”.
Abilio Brunini afirmou que, mesmo que a tentativa de mudança seja aprovada, as chances de Chico ser favorecido são mínimas. Ele sustenta sua afirmação no fato de que Paula conta 15 votos. Para vencer a eleição da mesa, são necessários pelo menos 14 votos. Paula Calil afirmou ter 14 votos nesta manhã.
“Eu não acho que ele seria favorecido e nem acho que será. Eu acho que talvez alguém do grupo dele deve estar achando que ele será. Mas não vai mudar nada não. A gente conseguiu hoje o 15º voto, a favor do grupo que está aliado às mulheres”, comentou. “Eu acho que pela primeira vez na Câmara Municipal de Cuiabá nós teremos uma câmara 100% presidida pelas mulheres.