O prefeito Abilio Brunini (PL) afirmou nesta terça-feira (21) que vai decretar situação de emergência em Cuiabá em meio à alta no número de casos de dengue. Em entrevista na manhã desta terça-feira (21), o prefeito afirmou que apenas aguarda a atualização dos dados para fazer a publicação do decreto.
Leia também
Jovem com morte cerebral é mantida viva para salvar bebê de 6 meses; família pede vaquinha
"A questão é: estamos levantando os dados para também publicar [o decreto de situação de emergência]. Nós faremos a publicação. Porém ela [publicação do decreto] precisa ser respaldada por índices. E aqui em Cuiabá os índices estão atualizados. Estamos atualizando para fazer a publicação", disse Brunini.
Olhar Direto mostrou recentemente que Cuiabá teve aumento de 85% nos casos de dengue em 2024, em relação ao ano anterior, conforme divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, no último boletim epidemiológico do ano.
Foram registrados 2.552 casos da doença na capital, contra 1.373 notificações no período anterior. Ao todo, Mato Grosso teve 38.471 casos confirmados da doença e 39 óbitos, sendo cinco em Cuiabá.
Os casos já estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica, e no momento, foi descartada a possibilidade de surto ou situação de emergência relacionada à doença.
O crescimento alarmante no número de notificações de arboviroses em Várzea Grande, de cerca de 400% nos primeiros 15 dias deste ano, levou a prefeita Flávia Moretti (PL) a decretar situação de emergência em Saúde Pública. Na cidade vizinha, a Chikungunya é a doença mais notificada.