A presidente da Câmara de Cuiabá, Paula Calil (PL), afirmou que, sob sua gestão, a Mesa Diretora adotará um comportamento diferente de legislaturas anteriores, assegurando tratamento igualitário a todos os vereadores eventualmente acionados na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar. A declaração foi feita durante participação no 41º episódio do videocast PodOlhar, produzido pelo site Olhar Direto.
ASSISTA A ÍNTEGRA DO PODOLHAR COM A VEREADORA PAULA CALIL:
Eleita em 2024 e estreante na política, Paula garantiu que eventuais processos disciplinares não serão ignorados ou arquivados sem análise. "Agora, o que eu posso te garantir? Que o que vier agora, nessa legislatura, nós não vamos nos sentar em cima. E todos vão ser tratados de forma igualitária", assegurou.
As declarações de Paula foram dadas após questionamentos sobre processos envolvendo parlamentares na legislatura anterior. Em 2024, o então vereador Paulo Henrique (MDB) foi afastado após ser preso sob acusação de envolvimento com uma facção criminosa. Na mesma legislatura, Marcrean Santos (MDB), reeleito, também foi alvo de um processo por quebra de decoro parlamentar ao invadir uma unidade de saúde e agredir verbalmente um médico. Ambos os processos foram arquivados com a troca da legislatura, o que gerou críticas à condução da Câmara na época.
Paula enfatizou que sua gestão buscará reverter a imagem negativa associada ao Legislativo cuiabano, por vezes apelidado de "Casa dos Horrores" por críticos. "Eu torço muito para que não venha nada, que não venha nenhum processo para a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar. Torço muito para que não venha nenhum processo. E, nessa legislatura, a gente tire esse rótulo de Casa dos Horrores", afirmou a presidente.
Ainda segundo ela, o objetivo principal é assegurar que o Legislativo funcione de forma ética e transparente, preservando o decoro parlamentar e a confiança da população na Casa.
Onde assistir e ouvir?
O episódio do PodOlhar está na íntegra no canal do videocast no Youtube (assine aqui) e em forma de áudio nas principais plataformas de podcast, como Spotify, Deezer e Apple Podcast – onde você pode assinar e conferir todos os episódios de forma gratuita.
OUÇA O PODOLHAR NO SPOTIFY DE FORMA GRATUITA:
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real,clique aqui
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.