A presidente da Câmara de Cuiabá, Paula Calil (PL), evitou comentar diretamente se enfrentou machismo durante a construção da chapa 100% feminina que compõe a Mesa Diretora da Casa. Em entrevista ao PodOlhar, a vereadora afirmou que sua eleição para o comando do Legislativo foi fruto de diálogo e articulação, negando qualquer interferência do prefeito Abilio Brunini (PL) ou de seu irmão, o deputado estadual Faissal Calil (Cidadania), no processo de escolha.
ASSISTA A ÍNTEGRA DO PODOLHAR COM A VEREADORA PAULA CALIL:
"Eu fiz essa campanha para a Mesa Diretora sempre procurando agregar. Visitei vereadores, me apresentei, busquei apoio. Não foi fácil, mas quando você se posiciona e acredita, vai até o final. Essa construção foi feita com muito trabalho, e eu procurei sempre fazer isso de forma respeitosa e harmoniosa", declarou Paula.
Sobre a decisão de formar uma chapa exclusivamente feminina, Paula ressaltou que a composição respeitou a proporcionalidade partidária e contou com o apoio de parlamentares homens e mulheres. "Somos oito mulheres e 19 homens. É importante ter cuidado ao tratar disso para conseguir agregar. Desde o início, eu trabalhei buscando apoio, conversando, visitando um a um, sempre com foco na construção de um ambiente harmônico", disse.
Paula também refutou as críticas de que sua candidatura teria sido tutelada por Brunini ou Faissal. Segundo ela, a iniciativa de disputar a presidência partiu de sua própria articulação. "O Faisal não interferiu na Mesa Diretora em nenhum momento. Quando conversamos pela primeira vez sobre uma chapa feminina, ele estava viajando. O prefeito Abilio, sendo do mesmo partido, apoiou, mas a construção foi feita por mim, com muito diálogo e esforço", pontuou.
Estreante na política, Paula garantiu não ter encontrado dificuldades em comandar a Câmara pelo fato de ser mulher e destacou que sua prioridade é criar um ambiente respeitoso e funcional no Legislativo. "Queremos mudar a postura da Câmara, tirar rótulos. Teremos discussões, mas elas precisam ocorrer com respeito. É isso que eu tenho buscado, e os vereadores estão dispostos a caminhar nessa direção", concluiu.
A gestão de Paula Calil tem como desafio a superação de críticas históricas ao funcionamento do Legislativo cuiabano e a construção de uma relação harmônica entre os parlamentares para a condução das pautas do município.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real,clique aqui
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.