Cuiabá vê casos de dengue 'explodirem' em 204% e número de mortes por chikungunya pode chegar a quatro :: Notícias de MT | Olhar Direto

Olhar Direto

Sexta-feira, 21 de março de 2025

Notícias | Cidades

365 casos notificados

Cuiabá vê casos de dengue 'explodirem' em 204% e número de mortes por chikungunya pode chegar a quatro

Foto: Reprodução

Cuiabá vê casos de dengue 'explodirem' em 204% e número de mortes por chikungunya pode chegar a quatro
Os registros de dengue "explodiram" em Cuiabá nas últimas semanas. De acordo com boletim epidemiológico publicado nesta quinta-feira (23), o número de casos confirmados da doença apresentou aumento expressivo de 204% em relação ao mesmo período de 2024. O prefeito Abilio Brunini (PL) decretou situação de emergência.


Leia mais
Com aumento de quase 2.000% nos casos de Chikungunya, Cuiabá entra em situação de emergência na saúde
 
Além da dengue, os casos de chikungunya aumentaram de forma alarmante, com um crescimento de 1.913% em relação a 2024, incluindo dois óbitos confirmados e outros dois em investigação. Essa alta reflete a gravidade da situação e a necessidade urgente de ações de controle e prevenção.
 
Conforme os dados do boletim, até o momento 356 casos de dengue foram notificados, sendo 271 confirmados entre os residentes. O levantamento aponta ainda que o período chuvoso contribui significativamente para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de dengue, chikungunya e zika. A média semanal de notificações de dengue subiu de 31 em 2024 para 119 em 2025.
 
Para combater o avanço da doença, a prefeitura de Cuiabá intensificou as ações de controle vetorial. Nos primeiros dias do ano, mais de 46 mil imóveis foram visitados por agentes de saúde, resultando no tratamento de 5.956 depósitos com possíveis focos do mosquito. Apesar dos esforços, os números ainda são preliminares e podem sofrer atualizações, indicando um cenário ainda mais preocupante.
 
Em entrevista, o prefeito Abilio Brunini reforçou que a decretação de emergência é necessária para intensificar medidas de combate e mobilizar recursos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet