O presidente regional do PT em Mato Grosso, deputado Valdir Barranco, afirmou que as prefeituras comandadas por políticos de direita enfrentarão dificuldades administrativas, o que poderá fortalecer a esquerda nas eleições de 2026. Segundo Barranco, a política é cíclica, e eventuais fracassos na gestão municipal podem criar um cenário favorável ao campo progressista.
Leia também
Abilio reforça intenção de parceria com deputados e diz que prioridade é aumentar dinheiro para a Saúde
"Eu acho que é assim, a política é cíclica e à medida que vai se tendo oportunidades, a oportunidade tem um viés duplo. Você pode aproveitá-la para se dar bem, para mostrar o seu lado bom em administrar ou você pode se dar mal quando não consegue administrar", declarou Barranco.
Nas eleições municipais de 2024, o PT não conquistou nenhuma prefeitura em Mato Grosso, mas obteve o segundo lugar na disputa em Cuiabá, com Lúdio Cabral. O resultado consolidou o PL como principal partido na gestão municipal, com 22 prefeituras sob seu comando, abrangendo 47,21% da população do estado.
Barranco destacou que os desafios administrativos e as divergências internas entre aliados podem dificultar as gestões de direita. "No caso de Mato Grosso, eu tenho certeza que essas prefeituras que eles vão administrar serão um caos, além dos problemas entre eles, as rusgas que já começam a aparecer entre os aliados, e isso para nós em 2026 vai trazer benefícios", disse o deputado.
O parlamentar também comentou sobre o planejamento do PT para as próximas disputas eleitorais. Ele citou prazos internos, como o período para novas filiações até 28 de fevereiro, e a eleição de chapas em julho. Barranco mencionou ainda que o partido deve contar com agendas nacionais, incluindo a participação de figuras como José Dirceu e discussões sobre a sucessão da presidência do partido, atualmente ocupada por Gleisi Hoffmann.
"Agora é questão de eleição interna. O PT tem as suas correntes, é hora de cada corrente se organizar, na hora do voto, porque as correntes são salutares, são muito saudáveis, elas precisam chegar fortalecidas", concluiu Barranco.