O novo primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, Dr. João (MDB), defendeu que as sessões ordinárias sejam realizadas em mais dias da semana, em vez de apenas às quartas-feiras, como ocorre atualmente.
Leia também
Max recusa apelido de 'puxadinho do Paiaguás' e diz que vai trabalhar por independência
Ele destacou que a descentralização das sessões ajudaria nas discussões sobre os projetos que tramitam no Legislativo. O emedebista ressaltou que, no modelo atual, muitas propostas acabam sendo aprovadas de forma apressada.
“Acho que deveria ter mais um dia, ficaria mais tranquilo. Um dia fica muito corrido. Muitas vezes passam projetos que você não tem condições de analisar. Você analisa muito rápido... aí nem discute. Então, eu acho que, com dois dias, vai ser mais tranquilo, como era antigamente. Vai facilitar mais. E a nossa vida é aqui. Nós temos que ficar aqui e trabalhar aqui em prol do povo de Mato Grosso. Aqui é a Casa de Leis”, ressaltou.
Ele destacou que vai sugerir que os encontros legislativos sejam realizados às terças e quartas-feiras, possibilitando que, após o final da sessão de quarta, os deputados estejam livres para atuar em suas regiões.
A concentração das sessões às quartas-feiras acontece desde 2018, quando o modelo foi adotado para não prejudicar os trabalhos durante o período eleitoral. No entanto, a prática foi prorrogada durante a pandemia da covid-19 e nos pleitos de 2020 e 2022.
Antes disso, as sessões deliberativas eram realizadas em três dias – uma na terça-feira, duas na quarta-feira e uma na quinta-feira.