PodOlhar: "Não foi um crime contra o advogado, mas sim contra a pessoa física", diz filha de Renato Nery :: Notícias de MT | Olhar Direto

Olhar Direto

Sexta-feira, 21 de março de 2025

Notícias | PodOlhar

ASSISTA NO YOUTUBE

PodOlhar: "Não foi um crime contra o advogado, mas sim contra a pessoa física", diz filha de Renato Nery

O episódio 43 do PodOlhar, videocast de entrevistas do Olhar Direto, aborda os sete meses de espera por respostas sobre o assassinato do ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Renato Gomes Nery. Ele foi alvo de tiros em frente ao escritório onde trabalhava, na Avenida Fernando Corrêa, em plena luz do dia.


ASSISTA A ÍNTEGRA DO PODOLHAR COM A FAMÍLIA DO EX-PRESIDENTE DA OAB, RENATO NERY:



As investigações apontam que o crime foi motivado por disputas de terras no município de Novo São Joaquim, onde Nery atuava tanto como advogado quanto como proprietário. No entanto, ainda não há informações sobre o autor dos disparos e, mais importante, sobre o mandante ou mandantes do crime.

Para falar sobre o caso, os jornalistas Airton Marques e Pedro Coutinho entrevistaram a filha de Renato, Lívia Nery, e o advogado da família, Walmir Cavallieri. No episódio, Lívia destacou que o crime não teve como motivação o exercício da advocacia, mas sim interesses pessoais relacionados à disputa de terras.

"Esses processos em que meu pai atuava eram em causa própria. Então, eu não acho que foi um crime contra o advogado Renato Nery, mas contra ele, pessoa física. Quando meu pai foi presidente da OAB, uma das principais missões de vida dele era lutar por uma advocacia combativa, em prol da cidadania e dos direitos do cidadão. Ele sempre foi a favor de uma advocacia limpa, dentro de um estado completamente corrompido. Sempre foi extremamente combativo", afirmou.

O advogado Walmir Cavallieri reforçou que a motivação do crime está ligada a conflitos agrários, mas que não há informações sobre os responsáveis. "Temos a certeza de que foi em decorrência de problema agrário, mas quem fez isso? Não temos nem noção. O Renato sempre foi muito correto e combativo. Quando ele foi presidente da OAB, propusemos as primeiras ações contra o Tribunal de Justiça, o que era um tabu na época. Ele teve coragem de iniciar essa batalha", relatou.

Onde assistir e ouvir?

O episódio do PodOlhar está na íntegra no canal do videocast no Youtube (assine aqui) e em forma de áudio nas principais plataformas de podcast, como Spotify, Deezer e Apple Podcast – onde você pode assinar e conferir todos os episódios de forma gratuita.

OUÇA O PODOLHAR NO SPOTIFY DE FORMA GRATUITA:
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet