Cotado para assumir o comando do MDB em Mato Grosso, o deputado federal Juarez Costa avalia como positiva a possibilidade de fusão entre a sigla e o PSDB. O tema deve ser discutido pela executiva nacional do MDB em março.
Leia também
À imprensa nacional, Mauro culpa Emanuel por um ano do atraso na obra do BRT
Atualmente, o PSDB tem pouca representatividade no estado, com um deputado estadual, três prefeitos e 68 vereadores eleitos em 2024. Já o MDB conta com 18 prefeitos e 196 vereadores, além de quatro deputados estaduais e dois federais. O PSDB faz parte de uma federação com o Cidadania, que tem o deputado estadual Faissal Calil. Além do MDB, o PSDB também discute uma possível fusão com o PSD.
"A fusão do PSDB com o MDB ou com o PSD deve ser discutida agora em março. Mas realmente está sendo ventilado lá. Eu me dou muito bem com o Carlos Avallone, então não vejo nenhum tipo de problema. E havendo isso é bom, o partido cresce, fica mais forte", disse Juarez ao Olhar Direto.
Caso a fusão ocorra, o MDB passaria a ter cinco deputados estaduais em Mato Grosso, somando a cadeira de Avallone. Juarez acredita que a medida pode fortalecer a legenda e ampliar sua presença no estado. "O Baleia [presidente nacional do MDB] deve conversar agora, a partir do início de março, com o PSDB. A conversação já está tendo", afirmou.