Saiba quais são as cinco empresas interessadas na concessão do DAE de Várzea Grande :: Notícias de MT | Olhar Direto

Olhar Direto

Sábado, 15 de março de 2025

Notícias | Política MT

duas formalizadas

Saiba quais são as cinco empresas interessadas na concessão do DAE de Várzea Grande

07 Fev 2025 - 12:10

Da Redação - Luis Vinicius / Do local - Jardel P. Arruda

Foto: Prefeitura Municipal de Várzea Grande

Saiba quais são as cinco empresas interessadas na concessão do DAE de Várzea Grande
Duas empresas formalizaram interesse no Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para a concessão do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Várzea Grande. A Biancade Engenharia e Consultoria e a Gersonsult Consultoria enviaram documentação à prefeitura, manifestando-se oficialmente sobre a possibilidade de realizar estudos técnicos e financeiros sobre os serviços de água e esgoto no município.


Leia também
Procurador-geral é nomeado presidente de Comitê Gestor que avaliará concessões, PPP e terceirizações em VG


Além dessas empresas, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), vinculada à Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo (FEA-USP), e a Houer Consultoria, especializada em assessoria a órgãos públicos e privados, agendaram reuniões para discutir o PMI. Já a Iguá, empresa responsável pelo serviço de saneamento em Cuiabá por meio da Águas Cuiabá, demonstrou interesse de maneira informal.

O PMI foi instituído pelo Decreto nº 9/2028, publicado pela prefeita Flávia Moretti (PL). Esse procedimento permite à Prefeitura publicar editais convocando empresas para a realização de estudos sobre a viabilidade financeira da concessão dos serviços de saneamento.

As empresas ou pessoas físicas que se manifestarem no PMI passarão por avaliação do Comitê Gestor (CG), presidido pelo procurador-geral do município, Maurício Magalhães Faria Neto. A participação pode ou não ser deferida pelo CG.

Caso autorizadas, as empresas terão 30 dias para apresentar um plano de trabalho detalhado, contemplando o escopo dos estudos, os levantamentos a serem feitos e o cronograma de execução. Após essa etapa, o CG terá mais 15 dias para analisar as propostas e sugerir eventuais ajustes.

Uma das fases mais relevantes do processo envolve a definição do valor da estrutura do DAE a ser concedida à iniciativa privada, bem como a precificação da própria concessão. No entanto, a participação no PMI não confere qualquer vantagem competitiva às empresas que realizarem esses estudos em uma eventual licitação futura.

A concessão do DAE foi uma das principais promessas de campanha da prefeita Flávia Moretti. Já no início do mandato, ela enfrenta uma série de problemas com a estrutura do departamento, suspeitas de sabotagem e a cidade passa por uma crise de abastecimento.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet